WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Falando em público, a oratória em primeiro lugar

Toda vez que for falar em público, você deve ter um único objetivo dominante

Nunca a palavra teve tanto valor como nos dias atuais, e, toda a tecnologia existente vem, a cada dia, mais, confirmar a importância da palavra.

Para falar em público, um momento dramático para muitas pessoas, você não precisa ser um exímio orador, ter aquela eloqüência toda e ser dono de um requintado vocabulário. Basta dominar o essencial em termos de práticas de apresentação, ter um certo nível cultural com devido conhecimento de causa, ser observador, ler, saber ouvir, ter uma boa dicção, ser desinibido para falar e expressar-se. É interessante notar que praticamente todas as pessoas falam e se expressam medianamente bem, mas ao confrontar-se com um público, por menor que seja a platéia, se retraem, se escondem dentro de si mesmas.

Voltaire, filósofo francês, escreveu há 260 anos que "uma palavra posta fora de lugar estraga o pensamento mais bonito". Hoje, pode-se afirmar que uma palavra mal dada, mal colocada, mal escrita ou falada põe abaixo uma boa carreira política, um bom emprego e estraga um bom negócio, entre outros comprometimentos. Nunca a palavra teve tanto valor como nos dias atuais, e, toda a tecnologia existente vem, a cada dia, mais, confirmar a importância da palavra. Entretanto, apesar disso, segundo dados de pesquisa, a palavra detém somente 7% de importância num processo de comunicação interpessoal, ficando o corpo com 55% e a voz com 38%. Esses números, na verdade, mostram que a expressão corporal no seu conjunto de gestos, posturas, semblante e estética corporal; mais a expressão verbal, com o uso correto da voz em termos de uma boa dicção, é que compõem todo o processo de comunicação verbal e não-verbal. Então, o ato de falar em público é toda essa complexidade de fatores que se completam num só ato. Assim, em se tratando da apresentação de uma palestra ou discurso, a palavra pronunciada só terá o seu devido valor se for acompanhada por gestos, movimentos corporais, tonalidade de voz, expressões faciais, etc.

Aqui vai um conselho prático e útil. Toda vez que for falar em público, você deve ter um único objetivo dominante, e este objetivo não é o que você pretende dizer, mas o que você pretende levar o público a realizar. O resultado esperado de sua oratória é deixar o público numa condição melhor que a de antes de seu discurso. Para fazer uma boa apresentação, falando em público, procure simplificar seu objetivo principal, de forma que se os seus ouvintes saírem do auditório conscientes de uma determinada necessidade, habilidade, técnica, atitude, ou tomada de posição, com certeza, seus objetivos foram alcançados, como orador.

Para atender aqueles que precisam falar em público como gerentes, administradores, líderes comunitários, professores, homens públicos e outros, é que o  Centro de Produções Técnicas- CPT, produziu o curso "Falando em Público - Comunicação e Apresentação", dentro de uma abordagem mais prática, fácil de assimilar por qualquer pessoa que queira se desenvolver na prática da oratória. Sob a coordenação técnica do Prof. Marcos Antonio Barbosa, PhD e consultor de empresas, e minha participação como locutor e apresentador profissional, apresentamos este videocurso, constituído por um filme com 85 minutos de duração e um manual técnico com informações complementares.

José Mauro de Souza Lima
Jornalista e Diretor de Produção do curso

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!