WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Eleições 2018: saiba como falar bem em público

Falar bem em público é um fator determinante para ganhar a candidatura nas eleições 2018

Eleições 2018: saiba como falar bem em público

As eleições 2018 estão com data marcada para 7 de outubro (primeiro turno) e 28 de outubro (segundo turno). A concorrência para presidência da República, governo dos estados, senado federal e deputados (federal, estadual e distrital) será acirrada e somente os melhores serão eleitos. Portanto, quanto maior o preparo, mais chances de alcançar a vitória. E um dos fatores determinantes para se destacar dentre os demais candidatos é falar bem em público.

Entretanto, para isso, “é preciso melhorar a oratória, vencer o nervosismo e desenvolver um bom marketing pessoal”, afirma Rodrigo Moreira, professor do Curso a Distância CPT Como Falar em Público em Livro+DVD e Online. Da mesma forma, “é essencial falar com segurança e desembaraço para uma comunicação efetiva”, completa Reinaldo Polito, professor de oratória em São Paulo.


Linguagem

Independentemente do tipo de formação do (a) candidato (a), é primordial usar o padrão de língua culta. Se há dificuldades em relação à gramática, estude, pratique, peça ajuda a alguém experiente na área. Em hipótese alguma, cometa erros de concordância (verbal e nominal), regência (verbal e nominal), colocação pronominal e conjugação verbal. Ainda que você seja bom em língua portuguesa, não deixe de fazer uma criteriosa revisão gramatical. Mas use uma linguagem acessível, sem rebuscamentos nem exageros.


Audiovisuais

Estudos comprovaram que as mensagens verbalizadas não são tão efetivas isoladamente: após alguns dias, as pessoas lembrarão apenas 10% do que foi transmitido. Por outro lado, quando associadas a recursos audiovisuais, as mensagens apresentam resultados surpreendentes: as pessoas lembrarão 65% do que foi falado. Portanto, ao falar em público, use e abuse dessas ferramentas. Mas não se esqueça de focar no seguinte: enfatize as informações mais importantes, simplifique o raciocínio e permita que o público se lembre da mensagem central por mais tempo.


Roteiro

Outra dica é usar um roteiro durante a exposição oral. Esta é uma boa estratégia para conectar as ideias e não se perder no meio do discurso. Mesmo se você tiver uma boa memória e conseguir decorar cada palavra, leve consigo fichas com notas. Nelas, organize o roteiro com frases que apresentem uma sequência lógica e coesa. Lembre-se de dar destaque às palavras-chave. Anotar datas e números também é importante, caso você os esqueça no momento da alocução.


Postura

Ao discursar, mantenha uma boa postura. Não fique estático (a) diante dos ouvintes, movimente-se com desenvoltura e segurança. Seja expressivo (a) e cativante para conquistar a atenção do público - principalmente se o objetivo for passar uma informação relevante. Fale direcionando o olhar para todos do auditório – isso passa confiança e credibilidade. Vire para a direita e para a esquerda com naturalidade. Prestigie cada ouvinte com sua empatia. Entre em sintonia com a plateia.

Por Andréa Oliveira.

Fonte: oglobo.globo.com

Conheça os Cursos a Distância CPT, constituídos de Livro+DVD, e Cursos Online, da Área Treinamento Profissional.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!