WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Dicas para aprender a falar em público

Falar em público pode ser uma experiência aterrorizante para muitas pessoas

Público

Do que você mais tem medo? Resultados de pesquisas mostram que, depois da morte, falar em público é o que mais causa medo nas pessoas. Isso porque muita gente se preocupa em não ser aceito por quem está ouvindo, pelos erros que pode cometer e pelo potencial em se tornar “ridículo”.

Rodrigo Moreira, professor do Curso a Distância CPT Como Falar em Público, contextualiza, dizendo que atualmente, por estarmos cada vez mais inseridos num ambiente globalizado e conectado, muitas pessoas ainda tem grande dificuldade de se comunicar em situações que exigem este comportamento. Falar em público deixou de ser somente uma necessidade de professores, religiosos, políticos e advogados e, passou a ser uma necessidade de praticamente todas as pessoas e setores.

Por causa do medo, nosso corpo acaba produzindo muita adrenalina e começamos a sentir efeitos indesejados, como a boca seca, o coração acelerado, tremores, vazio no estômago, suor e até o famoso “branco”, quando esquecemos o que deveria ser falado.

Para deixar de ter medo de falar em público, fique de olho nas nossas dicas:

Treinamento

Antes de se apresentar em público, treine. O treinamento é uma das melhores formas de aperfeiçoar qualquer habilidade. Você não sabia andar de bicicleta e aprendeu depois de treinar bastante, não é mesmo? Então, use essa técnica para falar em público. Esteja seguro sobre o que você falará e treine no espelho ou até com seus amigos.

Postura

Para transmitir confiança a quem está te ouvindo, mantenha a postura. Claro que, para aliviar a tensão, você deve relaxar e respirar fundo, mas não deixe de perder a postura. Alguns gestos, movimentos e expressões podem ser fundamentais para que você consiga se comunicar melhor com seus ouvintes.

Naturalidade

Deixe fluir sua expressão natural. Não vale tentar engrossar a voz ou adotar uma expressão séria se você não é assim naturalmente. O tom da voz é importante para que todos te escutem, mas não é necessário ter uma voz diferente da sua para que as pessoas prestem atenção em você.

Bom-humor

Uma pessoa que se apresenta de forma bem-humorada já consegue cativar o público mais fácil. Mas, isso não significa que você deverá fazer piadas a todo o momento para chamar a atenção, mas sim falar com alegria e boa vontade para que todos se envolvam no seu discurso.

Serenidade

Você precisa também controlar suas emoções. Ter bom-humor não exclui a necessidade de adotar um tom sério na sua apresentação. Existem momentos em que é necessário falar com seriedade e outros em que é preciso falar com animação. O segredo está na dosagem de suas emoções em cada fala proferida.

Dinamismo

Hoje, com a infinidade de recursos disponíveis, cabe a você usá-los para enriquecer sua apresentação. Aquela velha palestra em que você só fala e todos escutam já não faz tanto efeito. Aposte em imagens, slides (que servir de base para a memorização de suas falas), folhetos e, se possível, explore até espaços físicos para atrair a atenção do seu público.



Conheça os Cursos a Distância CPT da Área Treinamento Profissional:

Como Falar em Público
Técnicas de Comunicação Oral e Impostação de Voz
Comunicação para o Sucesso Pessoal – Programação Neurolinguística

Fonte: Palestrante – serpalestrante.com.br
por Renato Rodrigues

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?