WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Fale com uma Especialista
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Cuidador de idosos - competências pessoais necessárias para o exercício da profissão

O cuidador de idosos, devidamente capacitado para executar essa função, deverá possuir algumas habilidades básicas, necessárias e fundamentais para o trabalho com os idosos.

Cuidador de idosos - competências pessoais necessárias para o exercício da profissão

O cuidador de idosos, devidamente capacitado para executar essa função, deverá possuir algumas habilidades básicas, necessárias e fundamentais para o trabalho, explica Renan Salazar, Professor do Curso CPT Capacitação de Cuidador de Idosos.  Segundo a CBO (Classificação Brasileira de Ocupações), as competências pessoais do cuidador são:


1- Preocupar-se em manter em perfeitas condições e equilíbrio seu preparo físico, seu preparo emocional e espiritual.
2- Zelar por sua aparência e higiene pessoal. O cuidado consigo mesmo aumenta a credibilidade, abre portas e quebra barreiras.
3- Ser educado e ter boas maneiras. Essas características são indispensáveis ao cuidador de idosos, uma vez que, por muitas vezes, se verá frente à situações e pessoas diversas.
4- Possuir a capacidade de adaptar-se a diferentes estruturas e padrões familiares e comunitários. É bom lembrar que cada ambiente, assim como as pessoas, possui suas peculiaridades próprias. Portanto, é fundamental que o cuidador de idosos saiba proceder frente às mais diversas situações.
5- Nunca desrespeitar a privacidade da pessoa idosa. Os cuidadores deverão se lembrar que os idosos são pessoas e como tais merecem respeito. O fato de já estarem debilitadas pelo tempo não implica que tenham de ser manipuladas e desrespeitadas.
6- Ser paciente e sensível para com os seus clientes. Os idosos merecem um carinho todo especial. Muito já sofrem por não possuírem o vigor que tinham na juventude. É comum que se sintam tristes, chorosos e incapazes.
7- Ser capaz de ouvir os idosos, sem interrupções. Cada vez mais agitadas, devido aos atributos do dia a dia, são poucos os familiares que se dispõem a conversar e a ouvir os seus idosos. Portanto, é comum a necessidade que eles têm de conversar, contar casos do passado ou mesmo desabafar com seus cuidadores. Ouça-os com carinho!
8- Ter sensibilidade para perceber e, dentro do possível, ser capaz de suprir as carências afetivas dos clientes. É cada vez mais comum a proximidade dos idosos com seus cuidadores, devido ao tempo que passam juntos. Na ausência dos familiares, eles se sentem carentes e procuram encontrar nos cuidadores um pouco de afeto e carinho.
9- Em situações críticas, o cuidador de idosos deverá ser capaz de manter a calma. O autocontrole é fundamental para que a saúde física e emocional dos idosos não seja abalada. Procure fazer o seu melhor sem transmitir a eles o seu desespero. Eles se sentirão mais seguros e tranquilos.
10- Ser discreto é fundamental nessa profissão. Nunca comente com outras pessoas o que é presenciado em seu local de trabalho e nem tão pouco o inverso. Quanto mais discrição, menores são as chances de se envolver em problemas particulares ou que não lhe digam respeito.
11- Seja muito observador. Procure se atentar aos pequenos detalhes sempre. Até mesmo aquilo que parece ser insignificante tem uma razão. Quando se é observador e está a par de todos os detalhes sobre os seus clientes, quando necessário, o cuidador saberá quais as resoluções certas a se tomar.
12- Em situações especiais, dar tudo de si, superando seus limites físicos e emocionais a favor dos idosos. Lembre-se, eles contam e depositam em seus cuidadores toda a sua confiança.
13- Manter otimismo nas mais diversas situações. Seja qual for o momento, sorria, diga palavras de amor, afeto e esperança. O pessimismo nunca ajudou as pessoas em nada, menos ainda quando se são idosos.
14- Caso se depare com algum tipo de situação, a qual não possui habilidades ou poderes necessários para resolvê-las, procure por ajuda. O cuidador não deve e não pode ser omisso.
15- Fazer de cada dia uma história diferente é uma dádiva, principalmente para aqueles que já não possuem forças tal. Portanto, ter criatividade é fundamental ao cuidador de idosos. Eles poderão fazer verdadeiros milagres e arrancar sinceros sorrisos dos seus “velhinhos”, dando-lhes momentos maravilhosos de prazer e felicidades.

Em casos de agressividade, é fundamental que os cuidadores estejam preparados para lidar com a situação. Eles deverão apresentar-se sempre calmos e manter sempre a paciência que a situação exige, por pior que ela seja.

Quer saber mais sobre o Curso CPT? Dê Play no vídeo abaixo:


 

Conheça os Cursos CPT da área Treinamento Profissional.
Por Silvana Teixeira.

Saiba mais sobre o assunto, acessando os artigos abaixo


O cuidador de idosos quando capacitado para o exercício da profissão tem emprego garantido
Cuidador de idosos - conhecimentos básicos necessários para o exercício da profissão
Cuidador de idosos - importância de se ter um ajudante na realização do trabalho
Cuidador de idosos - como dar o banho diário e cuidados especiais para o momento
Cuidador de idosos - dúvidas frequentes sobre o exercício da profissão
Cuidador de idosos - tipos de banho e sua importância para a hidratação da pele dos idosos

Fonte externa para a produção de conteúdo:
Manual dos Cuidadores de Pessoas Idosas do Governo do Estado de São Paulo.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Comentários

Sulamita da Mota e Souza

14 de ago. de 2019

Sou cuidadora de idosos

Resposta do Portal Cursos CPT

15 de ago. de 2019

Olá Sulamita da Mota e Souza,

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.

Ficamos felizes em saber que se interessou pelo nosso conteúdo. Desejamos todo o sucesso em sua carreira como cuidadora de idosos.

Atenciosamente,
Victor Sampaio

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!