
Luciana de Moraes, professora do Curso CPT Primeiros Socorros – Nas Escolas, nas Empresas e Nas Residências, destaca que todos os dias e em todos os ambientes estamos sujeitos a presenciar ou a ser acometidos por acidentes, que podem ser de baixa, média ou alta gravidade.
Por conta disso, a presença de pessoas qualificadas para prestar os primeiros socorros nos locais onde os acidentes costumam ocorrer é fundamental para minimizar as sequelas que a vítima possa ter ou mesmo para diminuir a sua dor. Em alguns casos, as práticas de primeiros socorros também conseguem salvar a vida dos acidentados.
O ambiente doméstico merece ainda mais atenção, haja vista que ele pode ser composto, por exemplo, por crianças e idosos, indivíduos que estão mais propensos ao risco acidental. Nesse contexto, conheça a seguir os principais acidentes domésticos e como prestar os primeiros socorros em cada um deles:
Queimaduras
Um dos acidentes domésticos mais comuns, as queimaduras podem ser causadas por ferros de passar roupa, panelas muito quentes, óleo e água fervendo, aparelhos eletrônicos, entre outros. O melhor a se fazer é deixar a região afetada debaixo de água fria por aproximadamente 15 minutos, indo a um hospital quando a queimadura não for somente superficial, quando o tamanho for maior do que a palma de uma mão ou quando não causar dor. Nenhum produto deve ser esfregado e as bolhas – caso apareçam – não devem ser estouradas.
Intoxicação ou envenenamento
Sabe aquele produto de limpeza colorido que atrai os olhares das crianças ou aqueles comprimidos que parecem bala? Então, eles podem ser ingeridos acidentalmente e causar intoxicação ou envenenamento desses indivíduos. Nesses casos, todo envenenamento é considerado grave e exige consulta imediata com um médico. Como primeiros socorros, deve-se ligar para o 192, identificar o que causou o envenenamento e manter a vítima calma até que receba ajuda médica.
Cortes
Há uma grande variedade de utensílios domésticos e objetos capazes de cortar as pessoas. Quando o corte é muito profundo ou quando provoca uma hemorragia muito grande e de difícil controle, a situação se torna preocupante e a pessoa deve ser prontamente levada a um hospital. Para cortes sem tanta gravidade, uma pressão no local deve ser feita com um pano limpo e, posteriormente, esse local deve ser lavado com soro fisiológico ou com água e sabão, quando a hemorragia estiver controlada. O ferimento deve ser coberto com um curativo esterilizado e, nos casos em que o objeto que perfura a pele ainda esteja alojado, o encaminhamento ao hospital também deve ser priorizado.
Choques elétricos
Tomadas sem proteção, fios desencapados, mal contato na fiação ou aparelhos eletrônicos que apresentem defeito na parte elétrica são capazes de provocar choques de intensidade leve, moderada ou grave. A primeira ação a ser realizada ao perceber que alguém está tomando um choque deve ser desligar o quadro geral de energia. A vítima também deve ser afastada da fonte elétrica com objetos de madeira, plástico ou borracha e uma ambulância deve ser acionada. Recomenda-se deitar o indivíduo para evitar quedas e fraturas após o episódio. A situação é considerada grave quando queimaduras aparecem na pele ou quando a pessoa eletrocutada apresenta tremores constantes ou desmaio.
Quedas
Perda de equilíbrio, tropeços ou escorregões são comuns não só em ambientes domésticos, mas se tornam uma preocupação quando se bate com a cabeça, quando há sangramento ou fratura ou quando se apresenta vômitos, tonturas ou desmaio. Nessas situações, em primeiro lugar, tente acalmar a vítima e identificar fraturas ou sangramentos. Ao avaliar que a queda foi séria, solicite uma ambulância para que possam remover a pessoa corretamente e encaminhá-la ao hospital com segurança.
Asfixia
Apesar de também poder ocorrer em adultos – com comida, por exemplo –, as crianças se engasgam mais fácil ao engolir pequenas partes de brinquedos e pequenos objetos, como tampas de caneta e moedas. Para socorrer alguém que está engasgado, recomenda-se bater no meio das costas com a mão aberta e com um movimento rápido de baixo para cima. Caso isso não seja suficiente, a manobra de Heimlich é necessária: segure a vítima por trás, passe os braços à volta do tronco e faça pressão com um punho cerrado sobre a boca do estômago. Se, ainda assim, o indivíduo permanecer engasgado, a ajuda médica deve ser acionada o mais rápido possível.
Conheça os Cursos CPT da Área Treinamento Profissional:
Primeiros Socorros – Nas Escolas, nas Empresas e em Residências
Treinamento de Babá – Segurança e Primeiros Socorros
Capacitação de Cuidador de Idosos
Fonte: Tua Saúde – tuasaude.com
por Renato Rodrigues
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.
Comentários

regina assulai
14 de nov. de 2023gostaria de saber mais nos primeiros socorro

Resposta do Portal Cursos CPT
14 de nov. de 2023Olá, Regina Assulai! Como vai?
Agradeço sua visita em nosso site!
Verifiquei no meu sistema que um consultor da empresa está tentando contato com você, para passar informações sobre a área desejada. Nosso DDD é 31.
Se preferir, pode nos enviar uma mensagem através do WhatsApp (31)99294-0024.
Agradeço seu contato e precisando estou à disposição.
Abraço!!
Equipe CPT