WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Fale com uma Especialista
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Cursos da Área Curso Treinamento de Garçom Curso Treinamento de Pizzaiolo Curso Treinamento de Empregada Doméstica Curso Segurança Alimentar em Restaurantes e Lanchonetes - Treinamento de Manipuladores de Alimentos Curso Treinamento de Camareira Curso Treinamento de Chapeiro e Lancheiro Curso Treinamento de Jardineiro Curso Treinamento de Florista Curso Treinamento em Reservas e Recepção Curso Treinamento de Governanta Curso Treinamento de Gerente de Loja Curso Treinamento de Bartender - Barman / Barwoman Curso Treinamento de Churrasqueiro Curso Capacitação de Corretor de Imóveis Curso Técnicas de Memorização Curso Treinamento de Barista Curso Comunicação para o Sucesso Pessoal - Programação Neurolinguística Curso Técnicas de Comunicação Oral e Impostação de Voz Curso Capacitação de Auxiliar de Consultório Dentário - ACD ou ASB Curso Leitura Dinâmica Curso Segurança Alimentar em Restaurantes e Lanchonetes - Treinamento de Gerentes Curso Segredos do Vinho - Compra, Armazenamento, Degustação e Harmonização Curso Treinamento de Recepcionista Curso Treinamento de Secretária Curso Como Desempenhar com Sucesso a Função de Vereador Curso Gerenciamento do Tempo Curso Como Falar em Público Curso Primeiros Socorros - nas Escolas, nas Empresas e em Residências Curso Treinamento de Síndico - Administração de Condomínios Curso Homebrew - A Arte de Fazer Cerveja em Casa Curso Capacitação de Cuidador de Idosos Curso Treinamento de Atendente de Lanchonete Curso Treinamento de Porteiro Curso Capacitação de Manipulador de Medicamentos Curso Capacitação de Atendente de Loja - Técnicas de Vendas Curso Capacitação de Atendente de Farmácia e Drogaria: Organização, Técnicas de Vendas, Serviços Farmacêuticos e Biossegurança Curso Capacitação de Atendente de Farmácia e Drogaria: Anatomia Humana e Farmacologia Curso Treinamento de Motorista Particular Curso Treinamento de Babá - Saúde, Alimentação e Higiene da Criança Curso Capacitação de Operadores de Telemarketing Curso Treinamento de Babá - Desenvolvimento e Comportamento da Criança Curso Treinamento de Babá - Segurança e Primeiros Socorros Curso Bicicletas - Escolha, Regulagem e Manutenção Áreas Afins 12Casa Prática 11Confecção de Roupas 6Consultórios Odontológicos 11Estética e Beleza 5Fabricação de Cosméticos 17Hotelaria 10Marcenaria 6Massoterapia 5Negócios Imobiliários 18Padaria e Confeitaria 12Pet 5Refrigeração 11Salão de Beleza Depoimentos dos Alunos Alunos de Sucesso Depoimentos Publicações TV Cursos CPT Artigos Notícias Dicas Cursos CPT Entretenimento Beirada de Fogão Melhores Filmes do Cinema Reflexões

Como prestar os primeiros socorros para acidentes domésticos

Em quase todas as situações, os primeiros socorros devem ser prestados apenas em um primeiro momento e não devem descartar a necessidade de atendimento médico

Choque elétrico - imagem meramente ilustrativa

Luciana de Moraes, professora do Curso CPT Primeiros Socorros – Nas Escolas, nas Empresas e Nas Residências, destaca que todos os dias e em todos os ambientes estamos sujeitos a presenciar ou a ser acometidos por acidentes, que podem ser de baixa, média ou alta gravidade.

Por conta disso, a presença de pessoas qualificadas para prestar os primeiros socorros nos locais onde os acidentes costumam ocorrer é fundamental para minimizar as sequelas que a vítima possa ter ou mesmo para diminuir a sua dor. Em alguns casos, as práticas de primeiros socorros também conseguem salvar a vida dos acidentados.

O ambiente doméstico merece ainda mais atenção, haja vista que ele pode ser composto, por exemplo, por crianças e idosos, indivíduos que estão mais propensos ao risco acidental. Nesse contexto, conheça a seguir os principais acidentes domésticos e como prestar os primeiros socorros em cada um deles:

Queimaduras

Um dos acidentes domésticos mais comuns, as queimaduras podem ser causadas por ferros de passar roupa, panelas muito quentes, óleo e água fervendo, aparelhos eletrônicos, entre outros. O melhor a se fazer é deixar a região afetada debaixo de água fria por aproximadamente 15 minutos, indo a um hospital quando a queimadura não for somente superficial, quando o tamanho for maior do que a palma de uma mão ou quando não causar dor. Nenhum produto deve ser esfregado e as bolhas – caso apareçam – não devem ser estouradas.

Intoxicação ou envenenamento

Sabe aquele produto de limpeza colorido que atrai os olhares das crianças ou aqueles comprimidos que parecem bala? Então, eles podem ser ingeridos acidentalmente e causar intoxicação ou envenenamento desses indivíduos. Nesses casos, todo envenenamento é considerado grave e exige consulta imediata com um médico. Como primeiros socorros, deve-se ligar para o 192, identificar o que causou o envenenamento e manter a vítima calma até que receba ajuda médica.

Cortes

Há uma grande variedade de utensílios domésticos e objetos capazes de cortar as pessoas. Quando o corte é muito profundo ou quando provoca uma hemorragia muito grande e de difícil controle, a situação se torna preocupante e a pessoa deve ser prontamente levada a um hospital. Para cortes sem tanta gravidade, uma pressão no local deve ser feita com um pano limpo e, posteriormente, esse local deve ser lavado com soro fisiológico ou com água e sabão, quando a hemorragia estiver controlada. O ferimento deve ser coberto com um curativo esterilizado e, nos casos em que o objeto que perfura a pele ainda esteja alojado, o encaminhamento ao hospital também deve ser priorizado.

Choques elétricos

Tomadas sem proteção, fios desencapados, mal contato na fiação ou aparelhos eletrônicos que apresentem defeito na parte elétrica são capazes de provocar choques de intensidade leve, moderada ou grave. A primeira ação a ser realizada ao perceber que alguém está tomando um choque deve ser desligar o quadro geral de energia. A vítima também deve ser afastada da fonte elétrica com objetos de madeira, plástico ou borracha e uma ambulância deve ser acionada. Recomenda-se deitar o indivíduo para evitar quedas e fraturas após o episódio. A situação é considerada grave quando queimaduras aparecem na pele ou quando a pessoa eletrocutada apresenta tremores constantes ou desmaio.

Quedas

Perda de equilíbrio, tropeços ou escorregões são comuns não só em ambientes domésticos, mas se tornam uma preocupação quando se bate com a cabeça, quando há sangramento ou fratura ou quando se apresenta vômitos, tonturas ou desmaio. Nessas situações, em primeiro lugar, tente acalmar a vítima e identificar fraturas ou sangramentos. Ao avaliar que a queda foi séria, solicite uma ambulância para que possam remover a pessoa corretamente e encaminhá-la ao hospital com segurança.

Asfixia

Apesar de também poder ocorrer em adultos – com comida, por exemplo –, as crianças se engasgam mais fácil ao engolir pequenas partes de brinquedos e pequenos objetos, como tampas de caneta e moedas. Para socorrer alguém que está engasgado, recomenda-se bater no meio das costas com a mão aberta e com um movimento rápido de baixo para cima. Caso isso não seja suficiente, a manobra de Heimlich é necessária: segure a vítima por trás, passe os braços à volta do tronco e faça pressão com um punho cerrado sobre a boca do estômago. Se, ainda assim, o indivíduo permanecer engasgado, a ajuda médica deve ser acionada o mais rápido possível.

 


Conheça os Cursos CPT da Área Treinamento Profissional:

Primeiros Socorros – Nas Escolas, nas Empresas e em Residências
Treinamento de Babá – Segurança e Primeiros Socorros
Capacitação de Cuidador de Idosos

Fonte: Tua Saúde – tuasaude.com
por Renato Rodrigues

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!