WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Como evitar o esgotamento de cuidadores de idosos

Cuidar de idosos pode ser desgastante e, por isso, é preciso estar atento a algumas informações para não ficar sobrecarregado

Cuidador de idosos

Cuidar de idosos é uma tarefa que requer muita instrução e paciência. Ao lidar com pessoas de idade avançada, movimentos limitados e pensamentos às vezes muito confusos, a atividade tende a ser desgastante física e emocionalmente. Ao assumir a responsabilidade de cuidar de outra pessoa é preciso saber que esses cuidados tomarão tempo e exigirão muito esforço.

Luciana de Moraes e Renan Sallazar, professores do Curso a Distância CPT Profissionalizante de Cuidador de Idosos, constituído de Livro+DVD, ressaltam a importância do comprometimento ao cuidar de uma pessoa que já não se encontra em plenas condições físicas e mentais, mas alertam para que o cuidado não seja realizado de forma exaustiva pelos cuidadores.

Algumas informações podem ser úteis para que cuidar de idosos não seja desgastante:


- Não faça sozinho

Quando se trata de algum ente querido, é importante que toda a família esteja envolvida nos cuidados, independentemente de onde vivam ou das condições financeiras. Assumir a responsabilidade sozinho é quase impossível não precisar de ajuda e conseguir desempenhar a função perfeitamente. Pais e mães, por exemplo, precisam do cuidado de todos os filhos, sem que um fique encarregado de todas as atividades. Também é fundamental deixar de lado conflitos familiares antigos para que o idoso possa receber cuidados de todos.

- Não deixe de lado o seu trabalho principal

É importante manter sempre o seu trabalho principal, pois você precisará dele para pagar suas contas. Usar o almoço para levar o idoso para fazer um exame, comprar remédios com o seu dinheiro ou ligar toda hora para saber como a pessoa está será fundamental nos cuidados e, por isso, é preciso que a empresa permita horários flexíveis de serviço, pois deixar de trabalhar com certeza não é a melhor opção. Nesse tópico também entra a necessidade de compartilhar os cuidados com outros familiares, para que não fique pesado para ninguém.

- Busque informações

Alguns grupos de apoio focados no cuidado de idosos podem ser uma excelente opção para que você adquira informações que serão úteis para tal. Informar-se sobre a doença que o idoso está enfrentando e estar sempre buscando dicas com profissionais também é muito útil.

- Encontre o lado positivo no que você está fazendo

Cuidar de algum ente querido é algo muito positivo. E é muito gratificante perceber que você está fazendo a diferença na vida dele. Aproveite para aprofundar ainda mais os laços familiares e disfrute da companhia dele.

- Invista em capacitação

Há no mercado alguns Cursos de Capacitação de Cuidador de Idosos que poderão te ajudar a desempenhar esse papel com muito mais facilidade, por aprender todas as técnicas e estar informado em relação ao que fazer, nas mais diversas situações. Caso seja possível financeiramente, uma boa opção também pode ser a de contratar um profissional, haja vista que cada cuidado, ainda que mínimo, fará toda a diferença.


Conheça os Cursos a Distância CPT, constituídos de Livro+DVD, e Cursos Online da área Treinamento Profissional:


Capacitação de Cuidador de Idosos
Profissionalizante de Cuidador de Idosos
Primeiros Socorros – nas Escolas, nas Empresas e em Residências

Fonte: Huffpost – huffpostbrasil.com
por Renato Rodrigues

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!