Ao entrar na farmácia, o cliente deseja encontrar não só um produto de qualidade ou o bom atendimento, mas também calor humano e sinceridade. Se fosse somente para comprar produtos, hoje em dia, ele poderia fazer isso em casa mesmo, pela internet, com comodidade e segurança. "O maior inimigo das empresas não é o concorrente, mas a arrogância e o sentimento de autossuficiência de seus funcionários e dirigentes, que os deixa menos sensíveis às variações de hábitos do cliente e do mercado", afirma Ricardo Zatti, professor do Curso a Distância CPT Capacitação de Atendente de Farmácia e Drogaria: Organização, Técnicas de Vendas, Serviços Farmacêuticos e Biossegurança.
Antes de vender um produto, deve-se vender ao cliente a confiança, a alegria, a sinceridade e o respeito. O ambiente que não agrada ao cliente é aquele no qual ele se depara com pessoas arrogantes, preconceituosas e mal-educadas, onde não há nenhum sentimento de gratidão, nem humildade e os funcionários não têm o bom senso de ouvir os outros.
Geralmente, nas farmácias, os produtos são muito similares, e é justamente o atendimento diferenciado que determina o prestígio e a preferência por uma ou outra empresa. O lucro é que possibilita a sobrevivência, e, para obtê-lo, os colaboradores precisam perceber que suas vidas são sustentadas pelos clientes. Por isso, devem atender os clientes, com sentimento de gratidão, e estar sempre atentos para servi-los cada vez melhor.
No treinamento, o atendente de farmácia se capacita a ouvir e identificar as necessidades do cliente. Para saber apresentar um produto, o vendedor deve saber analisar as necessidades do seu cliente, e então procurar circunstâncias favoráveis à farmácia. Além disso, o atendente de farmácia deverá ser capacitado para identificar e seguir as prescrições feitas pelo profissional de saúde (médico, dentista etc.), tendo sempre o cuidado de ler corretamente o nome dos medicamentos, pois existem nomenclaturas muito similares, mas com princípios ativos completamente diferentes.
As grandes empresas investem pesado no treinamento porque sabem que ele é essencial ao bom desempenho da função de vendas. Quanto mais complexa a tarefa de vendas, mais técnica e habilidade específica são exigidas do vendedor. É no treinamento que o atendente passa a conhecer e se identificar com a farmácia, aprendendo sobre a história do estabelecimento e seu desenvolvimento. O atendente deve procurar, nessa etapa, conhecer a fundo os produtos vendidos pela farmácia, identificando suas qualidades e características, seus benefícios e aplicações. Outro ponto abordado no treinamento são os procedimentos corriqueiros, como preenchimento de nota fiscal e embrulhos. Mesmo que isso não seja sua função, o vendedor deve obter do empresário uma orientação quanto aos prazos e às condições de pagamento, a política de descontos e as estratégias de vendas adotadas pela farmácia. Este deve deixar bem claro as formas de pagamento, a política da farmácia em relação a estoque, entregas, trocas, descontos, crediários e todos os procedimentos normais de uma venda.
Lembre-se que para ser um bom vendedor, é preciso ser rápido no atendimento, ter respeito pelo cliente, ter conhecimento sobre os produtos vendidos, saber realizar a abordagem inicial da venda, sondar o cliente para descobrir o que de fato ele deseja, saber combater suas objeções e realizar o fechamento da venda e não se esquecer da atuação pós-venda.
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Por Silvana Teixeira.
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Comentários
Sofia Carneiro da Cunha
29 de mar. de 2021Olá. Gostei do vídeo e me interessei bastante .
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1 de abr. de 2021Olá, Sofia
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Kayky Luis Silva
28 de set. de 2019Ótimo e de muita qualidade!
Resposta do Portal Cursos CPT
2 de out. de 2019Olá Kayky Luis Silva,
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