WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Segurança alimentar no cotidiano de uma empresa

Seguir normas simples ajuda a manter a qualidade dos alimentos

 

 As frutas são muito sensíveis a contaminantes. Por isso elas exigem cuidados especiais.

Para não contaminar os alimentos que ingerimos, são necessários vários cuidados de higiene. Algumas normas para a produção,o manuseio e o transporte de alimentos são responsáveis pela segurança alimentar. Ela identifica as características físico-químicas, microbiológicas e sensoriais tornando o alimento próprio para consumo.


As normas de segurança alimentar são de algum modo padronizadas entre os países, possuindo poucas diferenças. Isso é importante para que um alimento ou matéria-prima seja aceito em outro país.


O perigo apresentado por determinada substância pode ser de origem biológica, química ou física, de acordo com o causador  da contaminação. Os perigos biológicos são os causados por micro-organismos, como os vírus, bactérias, protozoários e fungos. Entre eles, a Salmonela, um dos contaminantes mais comuns nos alimentos. Também são frequentes as leveduras (bolores), vibriões (bactérias, como a causadora do cólera), e muitos tipos de vírus (como os que causam gripes e resfriados).


Qualquer corpo estranho, que possa carregar outras impurezas, toxinas, ou causar  engasgos e inflamações internas, pode ser classificado como um perigo físico. São exemplos, a poeira, grãos de areia, pedaços de borracha, metal, plástico e vidro. Esses materiais costumam vir dos utensílios usados no manuseio de maneira inadequada.


Os agrotóxicos, hormônios, antibióticos e metais pesados como o mercúrio e o chumbo, são chamados de perigos químicos. Eles participam das reações do organismo, gerando danos irreversíveis. Essa  contaminação também pode ocorrer através do solo, da água e do ar.


 Os contaminantes, sejam eles de origem biológica, química ou física, representam um risco à saúde dos consumidores e também dos manipuladores. Desse modo, seguir as regras de segurança alimentar é fundamental para garantir o bem estar de todos.

Manipuladores de alimentos

Além de seguir boas práticas, quem manipula os alimentos deve manter alguns hábitos que assegurem a higiene dos produtos. Uma boa apresentação também é garantia de alimentos saudáveis e sem contaminação.

Alguns detalhes podem fazer muita diferença, como: manter cabelos sempre curtos ou presos e  bem limpos; as unhas precisam estar curtas e sem esmalte; a maquiagem deve ser leve. É recomendado a não utilização de colares, brincos, relógios ou anéis; os pés necessitam estar sempre secos, para evitar o aparecimento de micoses. Deve-se usar roupas e sapatos limpos, sendo que este deve ser fechado; entre outras regras simples usadas no dia a dia de quem trabalha com alimentos. O passo a passo para aprender a se apresentar durante o manuseio de alimentos se encontra no curso Treinamento de Manipuladores de Alimentos, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas.


Um cuidado especial deve ser tomado pelos gerentes, pois eles são responsáveis pela aplicação das práticas adotadas por todos os funcionários. O curso Treinamento de Gerentes mostra como capacitar os manipuladores de alimentos, como cuidar dos equipamentos e das instalações da empresa.

Segurança alimentar em padarias

O consumo de pães é um costume antigo e comum a quase todas as culturas, e ainda hoje a fabricação é feita, na maioria dos lugares, de forma artesanal. Só no Brasil, são consumidos em média 27 quilos de pães por pessoa por ano, dos quais 75% são de pão francês. Portanto, durante a produção é importante considerar as técnicas de segurança alimentar necessárias para uma boa higiene e conservação dos alimentos.


Muitos estabelecimentos comportam em um mesmo espaço outros seguimentos além da panificação, como bar, lanchonete e mercearia, que requerem diferentes técnicas de segurança alimentar. No entanto, ainda que seja preciso maiores cuidados, é imprescindível a adequação a padrões requisitados para um melhor tratamento dos alimentos.


Por isso, o curso Segurança Alimentar em Padarias, organizado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas, ensina como adotar boas práticas para o manuseio, a produção e a conservação dos alimentos produzidos em panificadoras.

Segurança alimentar em supermercados

 O consumidor deve ficar atento ao estado de conservação de alimentos industrializados.

Os supermercados comercializam diversos tipos de alimentos, e por isso é mais fácil que haja uma contaminação cruzada. Entre os tipos de alimentos estão aqueles pré-processados, e outros já prontos para consumo. Sendo assim, é indispensável seguir rigorosamente as técnicas de segurança alimentar, como é ensinado no Curso Segurança Alimentar em Supermercados.


De acordo com a professora do curso, Adriana Lara da Fonseca, “ é preciso que o manipulador dos alimentos seja cuidadoso durante a realização do seu trabalho e siga os princípios das boas práticas de fabricação. Além disso, deve sempre manter as instalações, os utensílios e os equipamentos limpos e higienizados, respeitando os princípios da segurança alimentar”. Dessa forma, é importante conhecer todo os procedimentos para oferecer um produto de qualidade para o consumidor.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?