Salão de beleza - saiba como ter sucesso nesse ramo de negócio

Aquele que deseja entrar no mercado da beleza e ter sucesso no empreendimento, tenha claro que o objetivo de uma empresa é atender aos anseios da clientela

SALÃO DE BELEZA

No Brasil, é muito difícil encontrar uma mulher que não passe algumas horas da semana no salão de beleza

No Brasil, é muito difícil encontrar uma mulher que não passe algumas horas da semana no salão de beleza para fazer unhas, colorir, cortar ou fazer escova nos cabelos, fazer depilação ou se maquilar.

Esses cuidados estão começando cada vez mais cedo. Então, os que eram somente mulheres, agora se compõem também de homens, adolescentes e idosos preocupados com a beleza, com sua saúde e a autoestima.

É importante ressaltar que a necessidade de valorizar a aparência, seja numa simples solicitação de emprego até a convivência com um grupo de amigos, surgiu com a evolução do mundo moderno.

Aquele que deseja entrar no mercado da beleza e ter sucesso no empreendimento, tenha claro que o principal objetivo de uma empresa é atender aos anseios da clientela.

“Essa é uma moeda de troca essencial no Brasil: é assim que se ganha dinheiro nos dias de hoje. Trabalhar com o ego, e promover uma transformação externa, ainda que temporária, é a nossa fonte de renda”, afirma o professor Hélvio Tadeu Cury Prazeres, do curso Como Montar e Administrar um Salão de Beleza, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas.

O crescimento da economia mundial, a globalização e a evolução da cosmética no mundo, notadamente no Brasil, fez com que surgisse um mercado com alta qualidade na oferta e variedade de serviços, mercado este que até então era informal e pouco valorizado.

Entrar no mercado de trabalho, principalmente no ramo da beleza, onde o bem estar e o brio das pessoas estão em jogo, não é só abrir uma portinha na garagem de casa e esperar que os clientes os procurem. É necessário dominar técnicas específicas, apostar no marketing pessoal e da empresa, conhecer o mercado, a concorrência, apostar em produtos de qualidade e oferecer o melhor tratamento aos clientes. Somente assim, o empreendimento irá despontar-se como uma empresa séria e promissora aos olhos da clientela e dos concorrentes.

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Os que eram somente mulheres, agora se compõem também de homens, adolescentes e idosos preocupados com a beleza

Fazer unha, cuidar da pele, da higiene pessoal e tratar dos cabelos tornou-se uma necessidade no mundo moderno e é, cada dia, mais procurado por pessoas em todo o mundo.

No entanto, erros comuns são cometidos por aqueles que entram neste ramo de negócios a todo momento, colocando em dúvida o sucesso do empreendimento.

É fato dizer que muitos começam seu negócio porque sabem fazer bem feito, conhecem as técnicas, mas não sabem vender e atender bem o cliente. A escolha do que vender, para quem, onde e como, é a decisão mais importante e de maior impacto nos resultados do empreendimento.

Outro comportamento que acontece com frequência é uma determinada cliente cortar o cabelo em um salão e usar os serviços de manicure e pedicure em outro. Isso mostra a competência da concorrência na oferta de serviços específicos.

Para se montar qualquer negócio, é preciso conhecer muito bem o funcionamento do mercado no qual se deseja atuar. Isso é primordial para a empresa alcançar os seus objetivos de prestar um bom serviço e obter lucro.

Ter o conhecimento de mercado, saber avaliar os riscos, detectar as possíveis falhas durante todas as etapas de implantação e funcionamento desse empreendimento determinam o sucesso ou o fracasso do negócio.

Para saber o que oferecer e como oferecer é preciso que o empreendedor estude o comportamento da clientela e procure agradar a todos. Sendo assim, o sucesso do negócio depende, dentre outros fatores, de:

- Conhecer e adquirir novidades para o atendimento e satisfação da clientela;
- Contar com promotores de vendas que vão até o salão para ofertar os produtos, dando sugestões, informando os benefícios (orientação geral sobre o produto);
- Participar de encontros, palestras (fora do local de trabalho), realizadas com o apoio de profissionais de diversas especialidades, onde os mesmos tirarão dúvidas e fornecerão informações mais detalhadas do produto;
- Dar comissões para os funcionários do salão que estiverem envolvidos na venda do produto, no sentido de estimulá-los;
- Ouvir a opinião do cliente;
- Efetuar a compra somente de acordo com o a venda.

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O principal objetivo de uma empresa é atender aos anseios da clientela

Nesse tipo de atividade, associar a prestação de serviços à venda de produtos, é uma cadeia. Cliente satisfeito compra mais e aumenta o faturamento e gera estímulo aos funcionários através das premiações.

Lembre-se de que o cliente também busca status, luxo, charme, enfim, transforme essas características em um instrumento de desejo para ele. Quando o cliente procura um salão de beleza, além de um profissional de qualidade, ele procura também uma pessoa de renome, que lhe confira o status de estar sendo atendido por um expert no assunto.

O cliente busca um serviço de qualidade, mas também quer frequentar um salão bonito, de bom gosto onde se sinta uma pessoa especial. É a lei da competitividade de mercado.

Confira mais informações, acessando os cursos da área Salão de Beleza.

Por Silvana Teixeira

 

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Comentários

david cerqueira

5 de abr de 2015

Gostaria de saber se vocês dão curso sobre o que vender de produtos em salão de cabeleireiro.

Resposta do Portal Cursos CPT

6 de abr de 2015

Olá, David!

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site. Nossas consultoras entrarão em contato com mais informações.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

laia Katia De Moura Barros

28 de jul de 2014

Adorei saber. 'Camelis cabeleireira agradece. Foi muito útil gosto muito de estar por dentro desse mudo mágico que é a estética, bjsssss até breve.

Resposta do Portal Cursos CPT

29 de jul de 2014

Olá, katia!

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.

Ficamos felizes que tenha gostado do nosso conteúdo.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

simone andre pereira

25 de fev de 2014

Eu já sei quase tudo sobre salão e que cada cabelo tem um segredo, um jeito de si arrumar. O que eu quero dizer e que o ramo de salão é meu sonho e só falta um oportunidade de curso pra mim porque deus já esta no controle dessa situação. Eu amo lidar com cabelo mando um abraço para todos cabeleireiros do mundo.

Resposta do Portal Cursos CPT

5 de mar de 2014

Olá, Simone!

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.

Para mais informações sobre os Cursos CPT da área Salão de Beleza nossas consultoras entrarão em contato.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

 

NAY MEYRE SOUZA

19 de mai de 2013

Sou de Uberlândia tenho um salao a mais de 20 anos, mas nos ultimos anos tem abrido muitos salões na minha região. Gostaria saber como faço para atrair mais clientes. Nay

Resposta do Portal Cursos CPT

20 de mai de 2013

Olá, Nay!

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.

O salão pode oferecer os seguintes serviços: serviços de cabeleireiro, serviços de estética facial, estética corporal, serviços de depilação, serviços de manicure, serviços de pedicure, serviços de podólogo e preparação de noivas.

O salão pode usar esses vários serviços para construir um portfólio diferenciado. Lembre-se de que o cliente também busca status, luxo, charme, enfim, transforme essas características em um instrumento de desejo para ele.

Para mais informações e dicas o CPT - Centro de Produções Técnicas, possui o curso Como Montar e Administrar um Salão de Beleza que poderá lhe auxiliar.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

giovana rubia da silva

19 de mar de 2013

Olá! Sou da cidade de Aparecida. Tenho um salão na minha casa. Eu e minha mãe trabalhamos como cabeleireiras, somos também manicures. Mas não estamos conseguindo administrar o nosso salão. Minha mãe já faz mais de trinta anos que está no ramo e eu, seis anos. O movimento aqui sempre cai no mês de fevereiro e março. Tem semana que não fazemos nada. Gostaria da sua ajuda, como me dar dicas para atrair clientes, como trabalhar com eles, pois já estou desanimada. Conto com sua ajuda!

Resposta do Portal Cursos CPT

20 de mar de 2013

Olá, Giovana!

Agradecemos sua visita e seu comentário em nosso site.

Para atrair e fidelizar clientes em seu salão de beleza, você precisa estar atenta a alguns importantes pontos:

* Comodidade e beleza: o ambiente tem de dar prazer ao cliente.
* Bom atendimento: com um bom atendimento, o cliente fica satisfeito, mesmo que não encontre tudo aquilo que deseja ou procura.
* Interesse em satisfazer, resolver: os profissionais devem demonstrar para o cliente que eles gostam de ouvi-lo e que suas opiniões são consideradas.
* Diferenciação: o clientevai frequentar mais o salão que lhe der algo especial, como um brinde no seu aniversário, por exemplo.
* Confiança e credibilidade: o salão deve passar sempre a ideia de que os profissionais sã altamente treinados e a satisfação do cliente é mais importante para a empresa do que a venda.
* Higiene: O cliente percebe em detalhes se o lugar é higiênico ou não, e por isso prefere os que seguem as regras de higienização.
* Exposição: há clientes que adoram frequentar determinado lugar porque outras pessoas também estão lá, e ganham status e maior exposição. Procure atrair gente que forma opinião nos outros e assim voc? atrairá pessoas de uma só vez.
* Crédito e facilidade de pagamento: a estrat?ia de preços e pagamanetos deve estar alinhada com o perfil do seu público-alvo, ou seja, como ele está acostumado a pagar em outros estabelecimentos.
* Serviços adicionais: o cliente pde buscar um determinado serviço, mas o salão deve lhe dar satisfação além de um serviç de muito boa qualidade.
* Valorização do liente, respeito e seriedade: o cliente sempre voltará ao salão que reconhecer todos os seus direitos, em todos os detalhes da operação.
* Flexibilidade e adaptabilidade: mesmo que não esteja planejado, o cliente deve ser satisfeito sempre.
* Inovação: o salão deve passar aos clientes que ele está sempre atualizado com as novas técnicas de beleza e da moda.
* Garantias: o salão deve sempre dar garantias para que o cliente não tenha prejuízos ou danos.

Não tente inventar novas fórmulas. Faça aquilo que o seu cliente pede com tda a satisfação. Ofereça mais do que aquilo que ele espera, ou seja, surpreenda o cliente. O cliente é seu grande patrimônio.

Para saber mais sobre como gerenciar o seu salão, conheça o curso Como Montar e Administrar um Salão de Beleza, produzido pelo CPT.

 

Atenciosamente,
Natália Parzanini Brum

Etelvina Maria Valente dos Anjos Silva

27 de jan de 2013

Gostaria de saber se o CTP oferece consultoria em Marketing, para salão de beleza. Obrigada.

Resposta do Portal Cursos CPT

29 de jan de 2013

Olá, Etelvina!

Agradecemos sua visita e seu comentário em nosso site.

O CPT - Centro de Produções Técnicas oferece cursos em livro e DVD. O curso Como Montar e Administrar um Salão de Beleza pode lhe ajudar em seu empreendimento.

Atenciosamente,

Natália Parzanini Brum

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