
Já ouviu falar em visagista? Sabe o que esse profissional é e faz? Se o termo é novidade, então chegou a hora de se inteirar do assunto. Quem sabe até despertar o profissional que existe em você para esse nicho de mercado crescente e promissor. Vamos lá?
"O visagista revela a beleza de cada pessoa, criando uma imagem harmônica e esteticamente bonita", explica Prof.ª Juliana Paula Cardoso, do Curso CPT Profissional de Maquiagem. É exatamente aí que entra a maquiagem, pois ela pode transformar qualquer rosto em um rosto bonito.
A beleza é o resultado de medidas exatas que formam uma proporção que é muito agradável aos olhos de quem vê. Por isso, o maquiador que conhece o visagismo pode transformar o rosto de quem não tem as proporções perfeitas em um rosto bonito usando as técnicas de maquiagem corretiva.
- Padrões do Rosto
O formato de rosto, para ser visto como bonito e harmônico, deve ter a largura, na parte mais larga, equivalente a dois terços da sua altura. Este é o rosto com a proporção 2 para 3 ou proporção áurea. É importante, também, que as medidas da altura da testa até a base do nariz; da base do nariz até logo abaixo dele; e daí até o queixo sejam iguais. Este é um rosto considerado harmônico e bonito.
De maneira simplificada, os rostos são caracterizados em:
1- Rosto oval
No rosto oval, a testa é arredondada e a linha do cabelo é em forma de arco. A maçã do rosto é levemente saliente e desce até a curva da mandíbula, que começa na altura da boca. A largura do rosto oval corresponde a dois terços de seu comprimento, portanto, é o que possui a proporção áurea, ou seja, uma proporção perfeita. Por isso, o rosto oval é considerado o formato ideal para uma mulher.
2- Rosto oblongo
Uma variação do rosto oval é o formato oblongo. Nesse formato, o comprimento é maior do que no formato oval. É um rosto de estrutura óssea bastante comprida e estreita. Geralmente, a pessoa de rosto oblongo também tem pescoço fino e comprido. A maquiagem deve diminuir o comprimento do rosto.
3- Rosto redondo
No rosto redondo, a testa e o queixo são menores que nos rostos ovais e os olhos frequentemente são mais espaçados do que o usual. Nos dá a impressão de que a pessoa está acima do peso. É um formato muito encontrado entre pessoas de origem asiática e indígena. A maquiagem deve afiná-lo.
4- Rosto quadrado
O rosto quadrado apresenta os ângulos retos. A testa é retangular e a linha do cabelo é reta. A linha que desce das maçãs do rosto até a mandíbula é reta e tem pouca inclinação. A curva da mandíbula está abaixo da linha da boca e corre quase horizontal até o queixo. O queixo pode ser um pouco mais evidente. Os rostos mais retos são de pessoas com perfis mais sérios, determinadas e corajosas. O rosto quadrado é muito atraente e, por isso, nada deve ser disfarçado.
5- Rosto retangular
O rosto retangular possui ângulos como o quadrado, mas é mais comprido que largo. Não é preciso corrigir nem o quadrado nem o retangular, pois são formatos interessantes que passam uma imagem de pessoa moderna e forte.
6- Rosto triangular
No rosto triangular, também conhecido como formato de pera, a mandíbula é bem evidente, larga e quadrada. A testa é pequena e estreita. A parte de baixo é muito semelhante à do rosto quadrado. A curvatura da mandíbula é abaixo da linha da boca. A linha da maçã do rosto até a mandíbula é para fora, ao contrário dos outros formatos. A maquiagem deve afinar a base do rosto na região das mandíbulas.
7- Rosto triangular invertido
No rosto triangular invertido, a testa é larga e a mandíbula é estreita. Quase não se percebe a curva da mandíbula. Uma linha contínua vai da maçã do rosto até o queixo.
8- Rosto hexagonal
O rosto hexagonal é muito semelhante ao triangular invertido, porém, a testa do rosto hexagonal é muito menos larga. Em vez de ser reta, forma uma ponta ou curva acentuada.
Você viu que apesar do formato de rosto ideal para as mulheres ser o oval, todas estão bonitas, pois a maquiagem valorizou o que era bonito em cada rosto. O segredo é saber valorizar, com a maquiagem, o que cada uma tem de mais atraente.
Um rosto pode ter um formato exótico e diferente, dando à sua dona uma personalidade marcante, o que é muito importante passar numa imagem. Você só deve corrigir, com a maquiagem, o que incomodar a cliente, o que for desarmônico e o que ela quiser mudar.
Um pouco mais sobre o que encontrar no Curso CPT? Assista ao vídeo!
Conheça os Cursos CPT da área Salão de Beleza.
Por Silvana Teixeira.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.