WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Ligue Agora (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Unhas - limpeza e esterilização dos equipamentos de trabalho da manicure e pedicure

A preocupação com a higiene e a saúde deve ser a principal meta do profissional manicure e pedicure, portanto, devem limpar, desinfetar e esterilizar os equipamentos de trabalho

A esterilização de materiais evita a contaminação cruzada

A preocupação com a higiene, com a saúde e o bem estar de sua clientela deve ser a principal meta do profissional manicure e pedicure. Como lida com regiões sensíveis e utensílios cortantes, como os alicates e tesouras, a manicure precisa estar sempre atenta à assepsia, tanto do material de trabalho, quanto do local de atendimento e da vestimenta utilizada, principalmente, durante as etapas do serviço. Este tipo de preocupação fará com que a profissional trabalhe com mais segurança, evitando adquirir ou transmitir certos tipos de doenças e contaminações. Sendo assim, limpar, desinfetar e esterilizar os utensílios e equipamentos utilizados para a realização de suas atividades, manter o local de trabalho sempre limpo e arejado, e cuidar de sua própria higiene e apresentação pessoal como um todo, devem ter caráter de absoluta prioridade.

Os instrumentais de uso em manicure e pedicure requerem esterilização devido ao risco que oferecem aos usuários de transmissão de doenças por meio de perfuração ou corte, nos casos de acidentes com os materiais, pois, na maioria dos locais, os clientes não têm o hábito de levar consigo seus próprios instrumentos. Esterilização, então, nada mais é que o processo de imunizar um objeto pela destruição dos microrganismos nele presentes.

A manicure, quando devidamente capacitada para exercer sua atividade, nunca se descuida de certos cuidados para com seus equipamentos de trabalho. Então, procurando esmerar-se em sua profissão, ela atenderá aos seguintes critérios:

Limpeza do material


 

Uma etapa importantíssima que antecede a esterilização é a limpeza do material. Essa etapa deve ser muito bem realizada para que a eficácia da esterilização seja garantida. A limpeza deve ser feita com o uso de detergente neutro e uma escova (pode ser uma escova de dentes ou a escova usada para unhas), e deve-se atentar para os locais onde se acumula sujidade.

Desinfecção e Esterilização


 

Essa etapa deve ser realizada seja por qualquer método de esterilização que você use. Isso porque praticamente nenhum agente químico, nenhum outro método esterilizante, atinge o instrumento com matéria orgânica acumulada.

Seja em domicilio ou em salões de beleza, os equipamentos utilizados para se fazer as unhas da clientela devem passar por um processo simples de limpeza, higienização e descontaminação. Essa esterilização dos equipamentos e utensílios utilizados durante o trabalho podem salvar vidas e evitar muitos transtornos. Confira as dicas abaixo:

Passo a passo para a limpeza e a desinfecção do material


1. Coloque os instrumentos cortantes dentro de uma vasilha plástica, coloque água e detergente.

2. Limpe bem as lâminas e partes cortantes, retirando-se todos os resíduos de pele e sujeira. Você pode usar a própria escovinha de unhas para passar nas lâminas e assim evita cortar os dedos.  

3. Enxágue muito bem, retirando todo detergente das peças.

4. Coloque para secar sobre uma toalha limpa e seca.

Aprimore seus conhecimentos acessando os Cursos CPT, da área Beleza e Saúde, entre eles o Curso de Manicure e Pedicure, elaborados pelo Centro de Produções Técnicas.

Saiba mais sobre a profissão de Manicure e Pedicure, acessando os artigos abaixo:

As unhas têm importante papel na beleza, na qualidade de vida e no estilo de uma pessoa

Manicure e pedicure - esterilização dos equipamentos por autoclave e por estufa

Manicure e pedicure - aprenda a esterilizar seus equipamentos na panela de pressão

Por Silvana Teixeira

 

Salvar

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Comentários

Angela Rodrigues

23 de mar de 2018

Gostaria de um curso para aperfeiçoar em Esterilização de material para manicure. Fico no aguardo

Resposta do Portal Cursos CPT

23 de mar de 2018

Olá Angela,

Nossas consultoras entrarão em contato com mais informações.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

ELIANE CRISTINA VELASCO

8 de abr de 2017

Aprimora meus conhecimentos em unhas

Resposta do Portal Cursos CPT

10 de abr de 2017

Olá Eliane,

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site. Para mais informações cadastramos seu e-mail para receber nosso boletim informativo.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

 

Rose Mary Fernandes

9 de dez de 2016

Abri meu salão de beleza massagem depilação. Quero saber mais sobre esterilização higienizacao.Preciso de um manual de esterilização .A vigilância sanitária me exigiu.Ou monto kit de alicate p cada cliente .me oriente onde devo comprar e como montar.

Resposta do Portal Cursos CPT

12 de dez de 2016

Olá Rose Mary,

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site. Para mais informações cadastramos seu e-mail para receber nosso boletim informativo sobre salão de beleza.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

Helio Sylvestre

7 de out de 2016

Lamentável... Álcool 70% não tem propriedades esterilizantes... Se você em suas "pesquisas" levantou este dado deve rever e citar a bibliografia consultada. Este tipo de informação errada infelizmente tem trazido consequências graves como a incidência de hepatite B e C, entre as profissionais de estética, acima da média da população. Isto caracteriza uma doença laboral. Posso citar Pelczar, et al (1996); Guandalini (1997); Teixeira e Valle (1996)ç Hirata e Mamizuka (2002) com referências contrárias à sua colocação. O própria NR-2 2 e a RDC 50 (2002) tem posicionamento claro a respeito. Informe-se melhor. O simples repasse de informações erradas trazem sérias consequências para a saúde publica, profissional e pessoal. Prof. Helio Sylvestre - Professor de Biossegurança para Tecnólogos de Estética - Curitiba.

Resposta do Portal Cursos CPT

17 de out de 2016

Olá Hélio,

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site. Em nosso artigo, em nenhum momento citamos esterlizar com álcool 70%.

Atenciosamente,

Simone Castro

30 de mai de 2016

Muito interessante essas dicas, adoraria trabalhar apenas como manicure... adoro!!

Resposta do Portal Cursos CPT

31 de mai de 2016

Olá Simone,

Ficamos felizes que tenha gostado do nosso conteúdo.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

Deilane

28 de jul de 2015

Olá. Gostaria que revisse seu conteúdo. Pois, o álcool não serve como esterilizante e vocês podem estar induzindo pessoas a cometerem esse erro muito grave. O álcool nunca foi e nunca será usado para esterilizar ele serve apenas para desinfecção que no caso de material usado por manicures não resolve o problema. grata.

Resposta do Portal Cursos CPT

28 de jul de 2015

Olá, Deilane!

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site. De acordo com nossas pesquisas o álcool a 70% é esterilizante e é o utilizado para esterilização de hospitais.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!