
O Prof. Hélvio Tadeu Cury Prazeres do Curso CPT Como Montar e Administrar um Salão de Beleza, apresenta a você que se preocupa com o seu negócio, Os Sete Pecados Capitais na administração do salão de beleza, sabendo dessa dica você garante que não cairá nesses erros nunca mais!
Na maioria das vezes que um salão de beleza recorre a um consultor externo, é porque já passou por diversas dificuldades e tentou implementar várias ações, sozinho. Viu que, na tentativa de reavivar o salão, acabou ficando cada vez pior. Geralmente, o sinal de alerta é a falta de recursos financeiros ou mesmo uma grande dívida que não para de crescer e o sufoca cada vez mais.
Hoje em dia, várias pessoas iniciam um salão de beleza porque receberam uma indenização quando saíram de seu emprego e querem investir em algo porque não desejam ser empregados novamente. Cabeleireiros que, após um bom período como empregado adquiram experiência e pensam em montar um salão para prestar os serviços, não sabem necessariamente vender, controlar, pagar, receber, lidar com situações fiscais, de mercado e lidar com as adversidades quando estas começam. Muitas vezes, ganham até mais como empregado. Em outras palavras, conhecer bem a profissão de cabeleireiro é muito diferente de administrar o próprio salão.

Os Sete Pecados Capitais.
a) Falta de conhecimento: querer entrar no mercado sem conhecimento sobre o funcionamento, a legislação, a contratação, a administração da equipe e ter pouca preocupação com o cliente.
b) Encarar o salão como hobby: dedicar-se apenas nas horas vagas. O certo é chegar pela manhã e retornar para casa somente no final do dia. É fundamental gostar do que faz.
c) Aluguel caro: faça uma avaliação prévia se consegue pagar o aluguel e as outras despesas relativas ao ponto escolhido.
d) Má administração dos estoques: é temerário não saber administrar produtos, não evitar o desperdício. Atualmente, manter um pequeno estoque é uma tendência crescente.
e) Investimento incompatível e falta de capital de giro: por exemplo, o tempo de retorno do capital que você investir é superior a três anos. Tem de haver uma capitalização que permita que o salão opere no vermelho por algum tempo.
f) Descontrole: não controlar despesas, e não gerenciar o fluxo de caixa.
g) Informalidade: não formalizar a relação com os colaboradores torna o vulnerável às leis trabalhistas.
Um pouco mais sobre o que encontrar no Curso CPT? Assista ao vídeo!
Conheça os Cursos CPT da Área Salão de Beleza.
Por Eduardo Silva Ribeiro.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.