WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Ligue Agora (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Depilação feminina e masculina: vaidade ou necessidade?

Aparência, higiene e vontade de agradar ao parceiro são os principais motivos que incentivam a depilação em homens e mulheres

Segure a pele de baixo com a outra mão e puxe o papel no sentido contrário ao nascimento dos pelos

O clima tropical do país favorece a preferência pelo hábito de manter-se livre dos pelos. Corpos cada vez mais expostos nas praias ou academias é um dos motivos que levam homens e mulheres aos centros estéticos para depilação. Não é de hoje que nos incomodamos com os pelos. Na Grécia  Antiga, por exemplo, as mulheres costumavam arrancá-los com as mãos ou colocar brasa sobre a pele para queimá-los. Era comum naquela época ingerir uma espécie de chá capaz de diminuir a dor, anestesiando o corpo todo. Algum tempo depois, a depilação começou a ser feita com pastas caseiras. Algumas delas são utilizadas ainda hoje, como um tipo de xarope espesso composto de açúcar e sumo de limão.

A depilação ao longo do tempo

Em meados de 1920 e 1930, as mulheres depilavam somente as pernas. Em seguida, na segunda metade do século XX, começaram a se livrar dos pelos da axila para, finalmente, entre 1980 e 1990, adotarem o costume também na região púbica. A depilação masculina é ainda mais recente. A princípio, ela era apenas uma necessidade para atletas, em especial ciclistas e nadadores. No entanto, na década de 80, um desfile de trajes de banho na Europa ousou, inovou e causou polêmica quando os modelos surgiram na passarela totalmente depilados. Mais tarde, atores de filme pornô aderiram à moda, adotando, inclusive, a depilação íntima.

Depilação masculina

A axila é um lugar bastante sensível, com muitas glândulas e pelos muito fortes

Os homens estão passando por um processo de mudança bastante significativa no que tange a sua imagem no meio social. Nos últimos anos, eles têm se interessado mais por produtos e tratamentos de beleza. Não é difícil encontrar manicures, massagistas e depiladoras, por exemplo, com horários reservados para homens. Vale lembrar que o Brasil é um dos maiores produtores e consumidores de  cosméticos do mundo, ocupando o segundo lugar no ranking dos países que mais consomem cosméticos masculinos, além de ser o segundo país em cirurgias plásticas.

Seja uma depiladora profissional

O curso Depilação Feminina e Masculina, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas, é destinado a pessoas que pretendem se especializar nessa área e ser um profissional diferenciado no mercado estético. A professora Mitsue Mary Ávila Watanabe, especialista em cosmetologia e diretora da Escola Bela Arte, explica passo a passo o que é ser uma depiladora profissional, desde princípios éticos básicos até a organização do espaço e a definição dos preços do seu trabalho. Ao longo do curso, você conhecerá todas as características da pele, informando-se, inclusive, a respeito de doenças nela desencadeadas. Além disso, Watanabe cita os materiais e equipamentos necessários para fazer uma boa depilação e explica em detalhes as técnicas de trabalho, ou seja, os diferentes tipos de depilação que você pode fazer.

Depilação: tipos e considerações

A sobrancelha muito grossa envelhece o rosto, fazendo a pálpebra parecer caída

A depilação pode ser divida em duas categorias: facial e corporal. Esta se refere às pernas, axilas e virilhas (quando realizada em homens, normalmente é nomeada “depilação íntima masculina”). A outra se caracteriza pelas áreas do rosto, como as sobrancelhas, o buço e a barba. A depilação da virilha tem sido inovada nos últimos tempos. Ao invés de retirar apenas os pelos da virilha em si, homens e mulheres preferem deixar a região pubiana sem pelo algum. Nos últimos meses, devido a algumas fotos publicadas na revista Playboy, a depilação total da virilha, também conhecida como tricotomia e brasilian flat, tem sido a mais pedida pelo público feminino em centros de estética de todo o país.

O fato é que os brasileiros estão cada vez mais adeptos da depilação. Há pessoas que depilam, além das áreas já citadas acima, os braços, a região do abdômen e até as costas (onde se concentram pelos fininhos, quase imperceptíveis, conhecidos como lanugem ou penugem). Essa preferência se justifica não só pela vaidade mas também pela higiene. A higiene proporcionada pela depilação, especialmente a íntima, é fator de peso na hora de marcar o salão. Os próprios médicos acreditam que a ausência do hábito da depilação favorece o acúmulo de fungos e bactérias no corpo devido à umidade causada pelo suor diário. Nesse caso, além do mau cheiro, podem surgir várias contaminações ou infecções na pele. A vontade de agradar à namorada ou ao namorado é outro fator que incentiva a depilação.

Cuidados com a depilação

Três dias antes de depilar a barba, é preciso fazer uma esfoliação para desencravar os pelos

Watanabe aconselha que as pessoas tomem banho antes e depois da depilação para preparar e acalmar a pele. É importante não passar desodorante e hidratante logo após a depilação, pois eles normalmente contêm álcool na composição, o que pode causar uma irritação na pele. Na verdade, o hidratante deve ser evitado no dia anterior à depilação. Outra dica da especialista em cosmetologia é não ficar exposto ao sol, preferencialmente nas 48 horas que precedem e sucedem a depilação, pois há um grande risco de a pele ficar manchada. As mulheres também devem evitar depilar-se no período próximo à menstruação, pois a sensibilidade da pele intensifica a dor.

O método de depilação com cera é mais comum do que o de lâmina, pois este, além de durar pouquíssimo tempo, geralmente causa irritação e ferimentos na pele. Outro benefício da cera fria, morna ou quente é a afinação e visível diminuição da quantidade de pelos nas áreas depiladas. A lâmina retira somente a parte externa do pelo e não a raiz, assim oferece um benefício momentâneo sem causar uma real solução ou redução do problema.

A profissional e o ambiente

O banho de lua, muito procurado por noivas, clareia os pelos e deixa a pele macia e cheirosa

Ao montar o seu próprio centro de estética, ou ser contratada por um, é imprescindível que a depiladora se atente para os detalhes que fazem toda a diferença na sua aparência. Os cabelos devem ser mantidos presos; as unhas devem estar sempre aparadas, sem esmalte ou com esmalte claro. Caso goste de maquiagem, ela deve optar por uma super discreta. Vestir-se com roupas brancas é essencial, pois passa a ideia de higiene; usar máscara é fundamental para que a depiladora não respire, não tussa, nem espirre nos clientes; fumar e mascar chicletes são hábitos inaceitáveis. A depiladora deve, enfim, ter uma ótima aparência e vestir-se bem. Afinal, ela trabalha com estética e saúde, trazendo para si uma responsabilidade ímpar em apresentar-se de maneira elegante e saudável.

O ambiente de depilação deve ser extremamente organizado e limpo. Dê preferência a móveis com revestimentos laváveis, lixeiras com tampa e pedal, recipientes com tampa e toalhas brancas. Lençóis, papéis, luvas, espátulas, calcinhas (para depilação íntima), agulhas e seringas (para retirar pelos encravados) devem ser descartáveis. A esterilização dos materiais é fundamental para que a profissional tenha credibilidade, pois muitas doenças graves podem ser transmitidas nesses ambientes, como a aids e a hepatite C. A diretora da Escola Bela Arte sugere que haja uma música tranquila no ambiente para deixá-lo mais agradável. Outra dica

 A argila é antisséptica, cicatrizante, bactericida e ajuda no clareamento das partes escuras, como axilas e virilhas.

citada por ela é manter a agenda em perfeita organização para atender seus clientes sem atraso.

 

Por fim, é essencial que o seu estabelecimento apresente algum diferencial em relação aos demais centros estéticos. Esse diferencial pode ser um chá ou um café servido aos clientes ou trabalhos que vão além dos que normalmente já são oferecidos. Que tal prestar serviços de clareamento de virilha e axila ou banho de lua? Não perca mais tempo! Invista em você, no seu conhecimento e na sua profissão. Não deixe para depois o reconhecimento do seu trabalho.

Por Camila Guimarães Ribeiro

 

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Comentários

Maria de Fátima Inácio Coelho de Oliveira

16 de ago de 2013

Me interessei muito em fazer o curso de depilação pelo CPT, mais se eu tiver alguma dúvida existe algum meio de eu tirar a minha dúvida? ou seja, adquirir a resposta? Porque tem uma apostila e um vídeo, mais existem dúvidas que temos, que só uma pessoa pode nos esclarecer. aguardo o vosso contato.

Resposta do Portal Cursos CPT

19 de ago de 2013

Olá, Maria de Fátima!

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.

Nossas consultoras entrarão em contato para mais informações sobre o Curso CPT Depilação Feminina e Masculina.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

Ivone Ulian

18 de mai de 2013

Adorei este comentário, mas gostaria de saber mais sobre a argila que tipo de argila e que marca pois tenho as axilas escuras. Obrigado Ivone

Resposta do Portal Cursos CPT

20 de mai de 2013

Olá, Ivone!

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.

A argila verde é antisséptica, cicatrizante, bactericida e, ainda, ajuda no clareamento das partes escuras como axilas e virilha.

Quanto a marcas, existem diversas no mercado. Recomendamos que procure uma casa especializada em produtos depilatórios para mais informações.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

luciana dos santos silva

28 de abr de 2012

Trabalho como manicure,gosto muito de ler tudo sobre o assunto,pretendo fazer o curso de depilação,então toda informação é valida.

Resposta do Portal Cursos CPT

30 de abr de 2012

Olá, Luciana!

Que bom que gostou da notícia "Depilação feminina e masculina: vaidade ou necessidade"!

Para receber mais informações, cadastramos seu e-mail em nosso Boletim Informativo. Semanalmente, você ficará por dentro das novidades nas mais diversas áreas do conhecimento.

E não deixe de acessar o site para conferir as novidades em sua área de interesse.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

 

katilania

28 de mar de 2012

Gostaria de aprender mais sobre depilação, limpeza de pele e outros meios para melhorar a aparência e manter higiene pessoal.

Resposta do Portal Cursos CPT

11 de abr de 2012

Olá, Katilania!

Agradecemos o seu comentário. Esperamos que tenha ficado satisfeita com o contato de nossas consultoras.

Atenciosamente,

Natália Parzanini

 

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!