WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Ligue Agora (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Coloração dos cabelos femininos - características dos cabelos danificados

Cabelos danificados.

Os cabelos ficam fracos depois que perdem a elasticidade na cutícula danificada. Isso significa que o cabelo ficará quebradiço.

A integridade da cutícula e sua capacidade de reter a umidade e a elasticidade são as peças-chave para a saúde do cabelo. Fatores como o sol, o vento, a água salgada, o cloro das piscinas, a poluição, as escovações violentas ou o uso excessivo do ar excessivamente quente do secador provocam um enorme desgaste nos fios.

Cabelos fracos

Os cabelos ficam fracos depois que perdem a elasticidade na cutícula danificada. Isso significa que o cabelo ficará quebradiço. Quando o córtex não está devidamente protegido, o ato de pentear cria fricção, tornando o cabelo mais fraco e mais quebradiço. Uma das causas mais comuns de um cabelo fraco é o excesso de tratamentos químicos, como a coloração, a defrisagem ou a permanente, ou ainda a sua realização inadequada quando os produtos químicos permanecem no cabelo mais tempo do que o recomendado.

Cabelos sem brilho

O cabelo áspero fica sem brilho, porque a luz não se reflete nele de forma regular. Se a cutícula estiver em boas condições, as suas células escamosas, perfeitamente alinhadas, refletem a luz e o cabelo brilhará. Quando está danificado, a sua superfície torna-se áspera, e, como tal, perde o brilho.

Cabelos secos

O cabelo fica seco ou áspero quando perde a água que existe no seu interior. A secura do cabelo é provocada pela cutícula danificada. As suas células escamosas desalinhadas erguem-se ou se quebram, deixando o cabelo perder a sua hidratação natural. Os ambientes excessivamente secos, bem como o uso intenso do secador, podem acelerar esse processo.

Cabelos difíceis de pentear

Um cabelo sem água e sem elasticidade fica rugoso ou com eletricidade estática, que o torna difícil de pentear. Um cabelo com a cutícula danificada torna-se inevitavelmente poroso e seu penteado é difícil de ser mantido, devido à perda de água. Quando em más condições, os fios absorvem rapidamente os tratamentos químicos, por isso, é necessário o cuidado dobrado com a hidratação.

Cabelos com pontas espigadas

Quando o cabelo está danificado, o seu interior fica exposto, acabando por se partir e formar pontas espigadas. As pontas espigadas são o resultado de um cabelo que está desprotegido, devido ao mau estado das cutículas. Como consequência, o córtex começa a fragmentar-se nas pontas.

Cabelos com perda de volume

Um cabelo sem volume deve-se à sua porosidade e à falta de elasticidade. Este seca com muita facilidade, mas também pode absorver muita umidade, dependendo do ambiente que o envolve, o que interfere no seu volume, podendo torná-lo pesado.

Cabelos com volume excessivo

Cutículas abertas e porosas causam volume excessivo por falta de componentes nutritivos e emolientes, resultando em um toque áspero e aspecto opaco ou palha. Por isso, é tão importante um tratamento de reconstrução dos fios danificados com a queratina antes de qualquer nova química.

Leia outros artigos sobre o tema:

Analise do couro cabeludo e do cabelo

Altura de tom dos cabelos

Cores fantasias, nuances e reflexos

Cobertura dos cabelos virgens

Cobertura dos cabelos brancos

As cores certas de cabelo para cada tipo de pessoa

Os segredos da cor aplicada

Como corrigir erros de coloração

Tratamento pré-química

Tratamento pós coloração

Aprimore seus conhecimentos, acessando os cursos da área Salão de Beleza, elaborados pelo CPT – Centro de Produções Técnicas.

Por Andréa Oliveira.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!