WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Ligue Agora (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Dicas para você pintar madeira

Seja um móvel antigo, seja uma peça de artesanato, é preciso atenção ao pintar madeiras

Pintura em madeira

A madeira faz parte da vida do homem moderno. Em móveis, na estrutura de uma construção ou até no artesanato, é notável sua presença e importância na atualidade. Sobre a aparência, há quem prefira a madeira em sua forma natural, chamada de “rústica” e há quem prefira personalizada, com cores e texturas exclusivas.

Margaret Pires, professora do Curso a Distância CPT Pinturas Decorativas em Madeira, explica que a pintura especial decorativa em madeiras está cada vez mais em evidência no Brasil. Usada para estilizar e renovar vários tipos de madeira, é possível envelhecer as peças modernas e estilizar as antigas, pois, na decoração, a mistura do antigo com o moderno cria um ambiente sofisticado e muito bonito.

Também é possível comprar madeiras pintadas já prontas. Porém, por que não criar uma peça única? Aquele móvel antigo pode ganhar uma nova cara com uma simples pintura, que pode ser feita por você mesmo!

Anote aí nossas dicas para pintar madeiras:

Antes de pintar, deve-se seguir alguns passos com o intuito de preparar a madeira para receber a pintura nova:

- Para móveis que já foram pintados, deve-se remover a pintura antiga;
- Para consertar rachaduras e imperfeições, utilize massa para madeira;
- Lixe a madeira, começando por uma lixa mais grossa e terminando por uma mais fina, o que a deixará mais fácil para ser pintada;
- Para remover poeira ou outros resíduos que possam ter sido deixados após ter sido lixada, limpe a madeira com um pano úmido;
- Utilize fita crepe para proteger as partes que você não deseja pintar ou para criar desenhos;
- Aplique um primer para facilitar a pintura e para fazer com que a tinta se fixe mais rapidamente.

Tintas utilizadas

São utilizados três tipos de tinta para a pintura de madeiras:

- Tinta látex: ideal para finalidade artesanal, é uma tinta à base de água. Com rolos ou pincéis, pode ser aplicada em objetos que ficarão longe de umidade e da luz direta do sol;
- Tinta acrílica: é parecida com a anterior, mas difere-se na fixação (essa se fixa melhor) e na impermeabilidade que confere à peça. Indicada para móveis que ficam em locais úmidos, como banheiros e também para os que ficam em partes externas;
- Tinta laca nitrocelulose: apresenta maior variedade de cores e ainda pode ser fosca ou brilhante. Possui fixação fácil e secagem rápida. Para aplicá-la, porém, é necessário usar equipamentos de proteção.

Após a pintura

Depois de escolher a tinta, a cor desejada e pintar a madeira, é preciso dar atenção ao processo pós-pintura. Primeiro, é possível aplicar um selante, para garantir que a pintura dure mais tempo e não se perca o brilho da tinta. Porém, é preciso estar atento ao fato de que algumas tintas não suportam o selante, que, por conta disso, pode estragar sua pintura.

O verniz também pode ser utilizado na finalização da pintura e com a finalidade de conferir brilho ao objeto que recebeu pintura. Também é necessário verificar se a tinta suporta o verniz, que atua como uma proteção extra para ela.

Por fim, também há a possibilidade de lixar a peça após a pintura. Você deve, porém, utilizar uma lixa fina, sem fazer muita força. Isso pode servir para retirar possíveis irregularidades ou, também, para receber o selante ou o verniz.



Conheça os Cursos a Distância CPT da Área Pinturas Especiais:

Pinturas Decorativas em Madeira
Pinturas Decorativas em Madeira II – Policromias Barrocas
Pinturas Especiais para Decoração

Fonte: Decorfácil – decorfacil.com
por Renato Rodrigues

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!