
Ao escolher as cores de um ambiente, quando o assunto é repaginar as paredes e aproveitar, ao máximo, o tempo livre em casa, lembre-se que a nossa percepção das cores depende da luminosidade que o espaço recebe. “Uma sala sombria precisa de cor que a ilumine, uma sala com muita luz, precisa de tons que a tornem mais aconchegante”, afirma Prof.ª Margaret Pires, do Curso CPT Pintura Decorativa em Paredes.
O branco, por exemplo, chega a ser agressivo quando há muita luminosidade; portanto, busque o equilíbrio harmonizando as cores a partir da claridade ambiente.
O ideal é que se organize sempre o espaço de trabalho, com uma mesa para apoiar as misturas. Ao trabalhar, você deve usar um avental e, de preferência, usar roupas mais velhas e práticas, para ter liberdade de movimento e ação; use também luvas e máscaras de proteção. Você vai precisar também de uma boa escada de tamanho médio.
O material usado para texturizar paredes, fazer stuccos e outros efeitos decorativos é simples e acessível, conhecido de todo pintor que lida sempre com estes produtos. Os principais itens da lista básica são:
- Massa Corrida,
- Trincha,
- Tinta Látex,
- Pigmentos,
- Verniz Acrílico,
- Lixa,
- Desempenadeira,
- Espátula,
- Fita Adesiva,
- Trinchas,
- Estênceis com motivos variados,
- Estopa,
- Rolinho de Pintura,
- Bucha de Cozinha, e
- Espuma de Raspa.
O equilíbrio é fundamental na decoração; portanto, considere bem o planejamento da cores e texturas que serão usadas num ambiente, lembrando que as superfícies não podem ser todas brilhantes nem foscas; procure harmonizar o brilho, com o fosco e as transparências dos vidros para criar um ambiente agradável. Aposentos que recebem luz do lado norte são mais luminosos e ficam muito confortáveis com cores mais escuras e quentes; já os voltados para a face sul recebem menos luz e devem ser decorados com cores mais claras e suaves.
Outro fator que influencia muito na percepção das cores é a textura; a mesma cor muda dependendo do modo como a luz incide e é absorvida e refletida sobre a superfície. Neste sentido, ambientes sombrios precisam de cor e textura para torná-los mais confortáveis e aconchegantes.
Um bom pintor não deixa vestígios de sua passagem ao fim do dia, nem deixa marcas e arranhões no piso, nos móveis e nas vidraças; por isso, mantenha o ambiente organizado e limpo. Use lona para proteger o chão e os móveis. O ideal é poder contar com um ajudante bem treinado que ajude a preparar o material, faça a limpeza dos equipamentos, ajude a preparar a parede e a lixar.
Aprimore seus conhecimentos sobre o assunto. Leia a(s) matéria(s) a seguir:
- Antes de pintar, limpe bem e prepare a parede
Quer saber mais sobre o Curso? Dê Play no vídeo abaixo:
Conheça os Cursos CPT da área Pinturas Especiais.
Por Silvana Teixeira.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.