WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Círculo cromático - você sabe o que é?

O círculo cromático é a representação física das 12 cores captáveis pelos olhos humanos. Na maioria das vezes, é encontrado em forma de pizza, com 12 fatias de cores diferentes

Círculo cromático

 

O círculo cromático nada mais é que uma representação física das 12 cores captáveis pelos olhos humanos. Na maioria das vezes, ele é encontrado em forma de pizza, com 12 fatias de cores diferentes, dispostas de maneira a formar um espectro perfeito.

O círculo cromático nada mais é que uma representação física das 12 cores captáveis pelos olhos humanos.

É muito utilizado por profissionais que necessitam usar as mais diversas variações de cores para a realização de seus trabalhos, como desenhistas, cartunistas, pintores, entre outros. O objetivo do círculo cromático é ajudar essas pessoas a decidirem qual a melhor nuança aplicar sobre determinado trabalho e, ou superfície.

No círculo cromático, encontramos as três cores primárias (azul, vermelho e amarelo), as três cores secundárias (verde, laranja e violeta) e as seis cores terciárias (vermelho-violeta, vermelho-alaranjado, amarelo-alaranjado, amarelo-esverdeado, azul-esverdeado e azul-violeta). Por meio dele, também podemos identificar facilmente as cores complementares, as análogas, as meio complementares, e outras combinações harmônicas possíveis.

Cores secundárias

O vermelho, o azul e o amarelo. Essas cores, combinadas entre si, duas a duas, formam as cores  secundárias.

O circulo cromático, como dito anteriormente, é desenvolvido com base nas três cores primárias: o vermelho, o azul e o amarelo. Essas cores, combinadas entre si, duas a duas, formam as cores  secundárias:

- Vermelho com o amarelo formam o laranja;
- Vermelho e o azul formam o roxo;
- Azul misturado com o amarelo produzem o verde.

Ao misturar as cores secundárias com as primárias obtemos a cores terciárias.

Cores terciárias

Ao misturar as cores secundárias com as primárias, próximas a elas no espectro de cores, vamos obter as seis cores terciárias.

- Vermelho e laranja dão laranja-avermelhado;
- Vermelho com roxo dá vermelho-arroxeado;
- Azul com roxo dá roxo-azulado;
- Azul e verde dá o azul-esverdeado;
- Amarelo e verde dá um tom verde-amarelado;
- Amarelo e laranja dá o amarelo-alaranjado.

Cor x tom

Chamamos de cor ou matiz a cada uma dessas cores obtidas no círculo cromático, e denominamos de tom as diversas gradações do matiz ou cores mais claras ou mais escuras.

O acréscimo da cores branco e preto sobre qualquer outra cor determinará a variação de tom, alternando entre mais claro ou mais escuro.

Tons claros x tons escuros

Se acrescentarmos o branco em qualquer cor, obteremos tons mais claros dessa cor, dependendo da quantidade de tinta usada. Por outro lado, se acrescentarmos o preto, obteremos tons mais escuros, dependendo também da quantidade de tinta preta usada.

Cores quentes x cores frias

Podemos classificar as cores, também, em quentes e frias: de um lado do círculo ficam as cores mais vibrantes consideradas quentes: o vermelho, o amarelo, o rosa; o ocre e outros tons advindos dessas cores. Do outro lado do disco, ficam as cores frias: o azul, o verde e os outros tons obtidos dessas cores.

A beleza da pintura consiste na harmonia das cores, nos matizes e tons.

Influência das cores

É importante buscar sempre harmonizar as cores para não cair no exagero ou na monotonia. Portanto, a beleza da pintura consiste na harmonia das cores, nos matizes e tons.


Existem círculos mais complexos que mostram cores primárias, secundárias e terciárias separadas, assim como a escala de tons da cada uma delas.

Conheça o Curso CPT Pintura Especial Decorativa em Metais.

Por Silvana Teixeira.
Fonte: Wikipédia.

Salvar

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!