WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Ligue Agora (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Você já ouviu falar em Genômica Nutricional?

A genômica nutricional é o estudo da interação entre os nutrientes e os processos celulares/genéticos, pois os nutrientes são capazes de interagir com mecanismos moleculares

Você já ouviu falar em Genômica Nutricional?   Artigos Cursos CPT

 

Genômica é o estudo de genomas, incluindo mapeamento genômico e sequenciamento genético. Recentemente, os cientistas começaram a aplicar a genômica ao campo da nutrição. “A genômica nutricional é o estudo da interação entre os nutrientes e os processos celulares/genéticos, pois os nutrientes são capazes de interagir com mecanismos moleculares e modular funções fisiológicas no organismo",afirma Ana Carolina G. Provezano, professora do Curso CPT Alimentação Natural para Cães e Gatos.

Ferguson et. al. (2016) denominam esse campo de estudos de nutrição de precisão, que pode ocorrer em três níveis, a saber:


I- nutrição convencional – baseada em diretrizes gerais para grupos por idade, gênero e determinantes sociais;
II- nutrição individualizada – agrega informações fenotípicas sobre o estado nutricional (antropometria, análise bioquímica e metabólica, atividade física, entre outras); e
III- nutrição direcionada por genótipo – baseada em variações gênicas raras ou comuns.

O objetivo da nutrição de precisão é conhecer conceitos suficientes sobre genômica nutricional para decidir sobre o nível de cuidado mais adequado para alcançar uma nutrição que integra questões fenotípicas e genotípicas, bem como fatores sociais, ambientais e metabólicas.

Sabe-se que a variação genética afeta as tolerâncias alimentares, influenciando nas necessidades nutricionais e demandando dietas individualizadas. Dessa forma, a genômica nutricional tem como foco a interação entre os componentes alimentares bioativos e o genoma. Essa interação pode ser observada por meio de dois processos denominados Nutrigenética e Nutrigenômica.

Alimentação Natural para Cães e GatosNutrigenética: a nutrigenética tenta entender como o background genético de um indivíduo pode ser afetado por uma dieta, isto é, qual é a influência dos genes nos nutrientes. Trata-se da resposta heterogênea de variantes genéticas a nutrientes e componentes dietéticos. A nutrigenética tem como objetivo a saúde e prevenção de doenças com base no genoma de um indivíduo.

Alimentação Natural para Cães e GatosNutigenômica: é a influência dos nutrientes na expressão dos genes, a nutrigenômica visa identificar os efeitos de diversos nutrientes, incluindo macronutrientes e micronutrientes no genoma, e explora a interação entre genes e nutrientes (bioativos alimentares) e seus efeitos na saúde. A nutrigenômica também descreve o uso de ferramentas genômicas para estudar um sistema biológico e compreender como as moléculas nutricionais afetam as vias metabólicas, as células e o controle homeostático do organismo.

Aprimore seus conhecimentos sobre o assunto. Leia a(s) matéria(s) a seguir:


- Quer seus cães e gatos saudáveis? Alimentação natural neles!
- Alimentos Naturais para Cães e Gatos: monte você o cardápio

Quer saber mais sobre o Curso? Dê Play no vídeo abaixo:


 

Conheça os Cursos a Distância CPT da área Pet.
Por Silvana Teixeira.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!