
O armazenamento correto da ração para cães e gatos deve ser realizado tanto em casa como em pet shops e lojas agropecuárias. Caso contrário, pode haver contaminação e colocar a saúde dos pets em sério risco. Sem falar que a ração contaminada significa prejuízo para o tutor do animal ou dono da loja. Segundo Angélica Shirashigue, proprietária da Quitanda dos Bichos, desde a chegada do produto à loja até a comercialização, é essencial verificar o prazo de validade da ração.
Cuidados na loja
Quando acondicionadas em tambores, as rações devem permanecer tampadas para a manutenção da sua integridade. Embalagens que chegam com furos devem ser imediatamente devolvidas ao fornecedor. A rotatividade do produto também é um fator a ser considerado pelo dono da loja. A ração pode estragar devido à pouca saída do produto, principalmente se estiver estocada. Se o armazenamento não for bem feito, até mesmo rações no prazo de validade podem ser comprometidas.
A limpeza do local e dos tambores de armazenamento devem ser uma prática contínua do pet shop e da loja agropecuária. Como a ração atrai ratos, baratas e pombos, é preciso primar pela higiene do ambiente. A limpeza deve ser rigorosa e frequente, para evitar qualquer tipo de contaminação. Além disso, a ração não deve ser tocada com as mãos, pois estas são veículo de agentes contaminantes.
Cuidados em casa
Em casa, também é essencial proteger a ração dos ratos e baratas. Em geral, locais abertos são o alvo principal desses animais, que podem contaminar a ração. Por esse motivo, o produto deve ser armazenado em local fechado, mas que seja arejado, para evitar calor e umidade excessivos. Não se deve armazenar a ração com produtos químicos nem de limpeza, pois podem alterar a qualidade da ração e comprometer a saúde de seu bichinho de estimação.
Outra dica é não comprar ração com embalagens de 15 kg (ou acima desse peso), principalmente para animais de porte menor. Pacotes muito grandes podem comprometer a qualidade da ração e sua durabilidade, ainda que o prazo de validade seja longo. Se o seu pet for grande, os pacotes de ração podem ser maiores. Mas mantenha a ração que não será usada no pacote. A ração da semana pode ser acondicionada em potes com tampa, para que não perca os seus nutrientes nem sofra deterioração.
Rações contaminadas com fungos, por exemplo, podem causar sérias infecções em cães e gatos. Segundo Daniela Ferreira Milione, médica veterinária, o grão contaminado torna-se mole. Se o pet consumir esse tipo de produto, pode adquirir doenças gastrointestinais, que podem colocar a vida dos pets em risco, principalmente se forem filhotes ou animais idosos. Outra recomendação é não deixar sobras de ração no comedouro. Elas devem ser descartadas e os potinhos lavados com detergente neutro.
Conheça os Cursos a Distância CPT, constituídos de Livro+DVD, e Cursos Online, da Área Pet.
Leia o artigo "Trato dos cães - cuidados antes de atuar no ramo".
Fonte: acessa.com
Por Andréa Oliveira.

Basta preencher os campos abaixo para receber o material por e-mail:
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.