
Existem vários motivos para seu cão comer grama. Trata-se de um comportamento conhecido como “alotriofagia”, também comum em seres humanos (comer tijolo). Nos cães, os motivos são tédio/ansiedade, perturbação do estômago, deficiência nutricional ou instinto. Cada caso deve ser analisado minuciosamente para que medidas adequadas sejam tomadas. Vejamos abaixo com mais detalhes:
Tédio/ansiedade
Como são naturalmente ativos e curiosos, os cães pode ficar entediados com facilidade quando não são estimulados ou não gastam energia o bastante. Nesse sentido, eles passam a mastigar objetos ou comer grama, pois se divertem ao fazerem isso. Outro motivo para esse comportamento é a ansiedade, que ocorre normalmente quando os cães são separados dos seus tutores por motivos de trabalho ou viagem.
Em ambos os casos, o tutor deve estimular o animal com brincadeiras para que ele gaste suas energias e se divirta. Assim que chegar do trabalho, o tutor deve dar atenção a seu cão para que o animal não se sinta ansioso nem entediado. Além disso, quando o tutor estiver fora, é importante deixar alguns de seus pertences com o animal, pois ele sente um cheiro familiar e se acalma.
Perturbação do estômago
Outro motivo que faz com que o cão coma grama é quando ele tem alguma perturbação no estômago. Ao comer grama, as lâminas do vegetal arranham o trato digestivo do animal e o faz vomitar. Esta é uma forma que o cão encontra para se purgar. Trata-se de um reflexo natural para tentar se livrar do problema estomacal.
Entretanto, se o cão estiver comendo grama além do normal, é preciso tomar cuidado, pois pode se tratar de uma doença mais grave e deve ser tratada por médico veterinário. Nesse caso, procure esse profissional para um diagnóstico preciso.
Deficiência nutricional
O cão também pode comer grama porque apresenta deficiência nutricional ou necessidade de ingerir fibras. Como a grama é fonte de nutrientes e fibras, o animal procura consumi-la quando sua alimentação é pouco nutritiva.
Por esses motivos, é tão importante fornecer uma ração (ou alimentação natural) de boa qualidade na quantidade recomendada pelo médico veterinário. Esta deve ser rica em fibras, vitaminas e minerais para manter seu animal de estimação sempre saudável.
Instinto
Buscar alimentos faz parte do instinto natural do cão, que garantiu a ele sua própria sobrevivência e a de sua espécie. Nesse sentido, comer grama é um comportamento instintivo herdado dos lobos, seus descendentes. Como eles se alimentavam de carne, frutas e ervas, esse comportamento ancestral pode se manifestar ingerindo grama.
Conheça os Cursos CPT da Área Pet:
Como Cuidar e Educar o seu Cão
Alimentação Natural para Cães e Gatos - Específico para Tutores
Fonte: quecomem.com
Por Andréa Oliveira

Basta preencher os campos abaixo para receber o material por e-mail:
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.