WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Como os cães e os gatos enxergam o mundo?

Nós humanos enxergamos nossos pets como parte de nossa família e a eles dedicamos nosso tempo, nosso carinho e nosso amor. E eles, como será que cães e gatos nos enxergam e veem o mundo?

Como os cães enxergam

A  presença  de  cães e gatos  nos  lares  em todo o mundo é  cada  vez   mais   comum,  pois  está comprovado que a convivência desses novos companheiros traz tranquilidade e bem-estar às pessoas além de vários outros benefícios, tais como: combater a solidão, ajudar a manter o equilíbrio emocional da família, facilitar a interação com pessoas idosas e doentes; ajudar no processo de as crianças se tornarem mais responsáveis, relaxar e conferir bem-estar por liberar ocitocina, ajuda a manter a forma ao realizar os passeios diários, entre outros.

Segundo Lucas Bonoto, professor do Curso CPT a Distância Como Cuidar e Educar o Seu Cão, “Nós, humanos, enxergamos nossos pets como parte de nossa própria família e a eles dedicamos muito do nosso tempo, do nosso carinho e do nosso amor. Para se ter ideia, se você fizer uma pesquisa encontrará o depoimento de pessoas que sequer imaginam viver sem a presença desses amigos inseparáveis”. Mas, daí surge a dúvida: e a outra parte, como fica? Como os cães e os gatos enxergam o mundo que os rodeia? Será que sentem o mesmo apreço por seus dono? Assim como seus humanos, eles os têm o mesmo afeto? Se você também tem dúvidas quanto às respostas, conheça abaixo um pouco mais sobre a vida desses animais.

Os cães em relação aos donos
Até pouco tempo, pensava-se que os cães enxergavam seus humanos como chefes. Estudos recentes, no entanto, têm ido de encontro a essa suposição. Atualmente, médicos veterinários e adestradores têm defendido a ideia de que os cães os enxergam como membros do mesmo grupo, com os quais devem compartilhar carinho e amor.

Os gatos em relação aos donos
Para os felinos, seus donos representam apenas uma espécie neutra, provedora de alimento, abrigo e proteção. Enxergam-nos como gatos desengonçados, feios e nada hostis. Diferente do modo de ser e agir dos cães, gatos não demonstram facilmente seus sentimentos, o que não quer dizer que sejam ingratos. Apesar de gostarem, sim, de seus humanos, eles mostram-se indiferentes quanto a necessidade de demonstrar qualquer tipo afeto.

Sem crise de identidade
Ao contrário dos gatos, os cães não enxergam seus donos como seres da mesma espécie, porém grandes, menos graciosos e menos caninos. Sabem perfeitamente distinguir as espécies e, apesar de não se verem como “iguais”, não têm problemas de identidade quanto a isto. Já os gatos, veem-se completamente superiores à raça humana, portanto, passa longe a possibilidade de qualquer tipo de crise existencial por parte dos lindos felinos em relação a seus humanos.

Leitura facialDescobrir o que se passa com os cães é bem mais fácil que com os gatos. Os cães possuem faces expressivas o que ajuda, e muito, a comunicação entre si e seus donos. Já os gatos, muito pouco ou nada expressam, dificultando saber o que sentem ou necessitam.

Cães e gatos em relação às cores e objetos
A forma como os cães e os gatos enxergam o mundo tem relação direta com a capacidade visual de ambos. Cães enxergam melhor de longe que de perto, já os gatos o contrário. Apesar de conseguirem ver as cores, elas apresentam-se menos vívidas quando compradas a forma vista pelos humanos e, para piorar, têm dificuldades em diferenciar as cores verde e vermelho. Para eles, ambos apresentam-se em variações do cinza. Já os gatos, nada de problemas têm quanto as matizes, enxergam melhor de perto e em nada perdem quanto a longa distância de objetos e, ou pessoas. São especialistas em ambientes de baixa luminosidade e craques em identificar movimentos.

Olfato apurado
Ao contrário dos humanos, os cães e os gatos não conseguem diferenciar objetos iguais de cores diferentes. No entanto, ambos possuem o olfato muito mais apurado que os humanos. Gatos e cachorros e gatos têm entre 120 e 300 milhões de células olfativas no nariz, enquanto os homens contam com apenas 6 milhões, o que significa que nossos cães, por exemplo, conseguem separar os odores da rua com a mesma facilidade que temos de organizar nossas roupas no armário ou escolher o que vestir.

Péssimo paladar
O que cães e gatos ganham em olfato, perdem em paladar. Os gatos possuem em média, cerca de 470 papilas gustativas na boca; cães possuem 1. 700; e os humanos 9 mil. Nosso paladar, portanto, é muito melhor que de nossos queridos pets. Mesmo assim, é possível afirmar que gatos, de modo geral, preferem os alimentos salgados aos doces, enquanto os cães são mais tolerantes a diferentes sabores com exceção dos azedos, o que os leva a devorar tudo o que aparece pela frente. Como resultado de tamanha imprudência alimentar, os cães são mais suscetíveis a problemas digestivos.

Quanto a própria imagem
Ao contrário do que acontece com os humanos, o mundo dos nossos queridos pets não se cria com imagens, sim com sons e cheiros. Portanto, não fique surpreso ao saber que cães e gatos não se reconhecem quando refletidos em um espelho. Apesar de quando adultos não darem atenção a sua própria imagem, é possível dar boas gargalhadas com os filhotes brincando frente ao espelho com o mais novo amiguinho: ele mesmo.

Conheça os Cursos Online CPT da área Pet.
Por Silvana Teixeira.
Fonte: Uol.

Salvar

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?