
Em caso de lesões neurológicas em animais, a fisioterapia é importante para a recuperação e manutenção do paciente. “Pacientes com lesão medular, por exemplo, apresentam diversos problemas de locomoção. Nesses casos, a fisioterapia tem como principal função, reestabelecer o animal novamente na vida social”, explica Ana Carolina Silva Faria, professora do Curso CPT Fisioterapia e Reabilitação Animal.
Origem do problema
Ao chegar à clínica, a primeira coisa que o fisiatra deve fazer é verificar qual a origem do problema neurológico do paciente. Isso deve ser feito mesmo nos casos em que o paciente tenha sido encaminhado por outros profissionais já com o diagnóstico fechado. Em seguida, o paciente deve passar por uma avaliação neurológica como um todo para que o fisiatra possa compreender o problema e verificar se a lesão ou trauma localiza-se no sistema nervoso central, no sistema nervoso periférico, se o problema é de neurônio motor superior ou atingiu os neurônios motores inferiores.
É necessário verificar qual o estado da medula óssea e até que ponto ela foi danificada realizando, uma a uma, as etapas do exame neurológico. Dessa forma, o fisiatra poderá confirmar ou refutar o prognóstico fornecido por outros profissionais devido à evolução ou alterações ocorridas ao longo do tempo.
Outros pontos a serem observados:
• Houve necessidade de cirurgia? O animal foi operado?
• A opção será feita empregando-se o tratamento conservador?
• Trata-se de um paciente em estado pós-operatório?
Às vezes, o tratamento fisioterápico não permite a recuperação completa do paciente. De início, o médico veterinário deverá avaliar as chances que o paciente terá de andar novamente.
Quer saber mais sobre o Curso? Dê Play no vídeo abaixo:
Gostou do assunto? Leia a(s) matéria(s) abaixo:
O uso da termoterapia na fisioterapia e reabilitação animal
Conheça os Cursos CPT da área Medicina Veterinária.
Por Silvana Teixeira.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.