WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Conheça nossos Cursos Profissionalizantes (combos) com 40% de DESCONTO

Odontologia equina: Oroscopia

A oroscopia permite, por meio da ampliação das imagens intraorais, a precisa monitoração para guiar tratamentos odontológicos nos equinos

Odontologia equina: Oroscopia    Artigos CPT

A oroscopia permite, por meio da ampliação das imagens intraorais, a precisa monitoração para guiar tratamentos odontológicos nos equinos, como o ajuste oclusal, o tratamento de doenças periodontais, restaurações infundibulares, extrações dentárias etc. Também permite um acompanhamento da evolução tratamentos após os procedimentos. As imagens capturadas são importantes arquivos para efeito de documentação para tranquilizar os proprietários e justificar o procedimento para as seguradoras.

“Todos os achados da oroscopia devem ser anotados e documentados em odontogramas adaptados e desenvolvidos para equinos”, explica o Prof. Dr. Luiz Fernando Rapp de Oliveira Pimentel, do Curso CPT Odontologia Equina: Diagnóstico e Intervenções em Odontopatias Congênitas e Adquiridas.

Oroscopia


O exame da cavidade oral é fundamental para o diagnóstico de odontopatias. A cavidade oral do equino é uma estrutura cônica e profunda. Essas características anatômicas que limitam a abertura da boca, mesmo com o cavalo sedado, podem tornar o diagnóstico de afecções odontológicas um verdadeiro desafio para o odontologista de equinos, devido à dificuldade de visualização das estruturas localizadas nas porções mais caudais da cavidade oral, mesmo quando espelhos odontológicos para equinos são utilizados.

Diante dessa dificuldade, inicialmente, endoscópios foram adaptados para ampliar as imagens de todo o interior da cavidade oral. Com o crescimento mundial da prática da odontologia equina, novas tecnologias foram pesquisadas e há aproximadamente 15 anos, iniciou-se o desenvolvimento de câmeras intraorais específicas para a investigação e diagnóstico de odontopatias nos equinos.

Com a ampliação das imagens da cavidade oral, uma grande melhora da visualização das superfícies oclusais dos dentes molares (quando nos referimos a dentes molares, entendam que se trata dos pré-molares e molares) e suas estruturas de sustentação possibilitou um importante avanço no diagnóstico. Ocorreu um aumento significativo no diagnóstico de fissuras de dentina e cemento oclusal, hipoplasia infundibular, cáries, fissuras de esmalte, fraturas dentárias, bolsas periodontais, cáries de cemento, ulcerações gengivais nas porções mais caudais e profundas da cavidade oral, etc. Consequentemente, o tratamento dos distúrbios odontológicos que afetam os equinos tornou-se mais técnico e efetivo.

Felizmente, com o avanço da tecnologia, o custo das câmeras intraorais para equinos caiu consideravelmente, o que tornou esse equipamento uma realidade acessível na rotina da odontologia equina a campo no Brasil. O registro e arquivamento das imagens possibilitou o envio dos achados do exame odontológico via remota para os proprietários que, na maioria das vezes, não estão presentes no momento do exame. Isso facilitou a comunicação e o entendimento entre o odontologista e seu cliente, o que tem possibilitado a execução de tratamentos odontológicos mais complexos e com duração mais prolongada.

Quer saber mais sobre o Curso? Dê Play no vídeo abaixo:


 

Saiba mais sobre o assunto. Leia a(s) matéria(s) abaixo:


 - Odontologia equina: distúrbios de oclusão

Conheça os Cursos CPT da área Medicina Veterinária.
Por Silvana Teixeira.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!