
A oclusão funcional ideal em equinos ocorre quando há uma perfeita sincronia de erupção de dentes molares e pré-molares e seus dentes antagonistas. “Alguns casos de degrau ou ondulação oclusal são resultantes da assincronia da erupção do dente permanente e seu antagonista mandibular e maxilar”, explica o Prof. Dr. Luiz Fernando Rapp de Oliveira Pimentel, do Curso CPT Odontologia Equina: Diagnóstico e Intervenções em Odontopatias Congênitas e Adquiridas.
Degrau bilateral, com tamanho excessivo nos dentes 110 e 210 (superiores) é uma desordem comum em algumas raças. Ao acompanhar estudos radiográficos de potros por volta de dois anos de idade, percebemos que a erupção dos dentes 310 e 410 (inferiores) não ocorre de forma direta e alinhada para a cavidade oral. Devido à curvatura da mandíbula (Curva de Spee), esses dentes estão posicionados em direção à coroa de reserva dos dentes dos 309 e 409, respectivamente. Apenas após contato com esses dentes é que 310 e 410 iniciam o alinhamento para a erupção na cavidade oral. Esse maior percurso percorrido (a menor distância entre dois pontos é uma reta!) pode atrasar a erupção de 310 e 410 em direção na cavidade oral. Ao mesmo tempo, os dentes 110 e 210 já erupcionados, pela falta de contato oclusal com seus antagonistas ainda, apresentam coroa clínica mais longa e formam os degraus.

Tratamento:
Desgaste oclusal seletivo de degraus e ondulações deve ser progressivo; lembremos mais uma vez que a dentina oclusal tem tamanho variável entre 2 mm e 8 mm. Faça a redução milímetro a milímetro, observe a oclusal antes de continuar o desgaste seletivo para evitar a exposição do canal pulpar. Ao terminar, cubra a oclusal do dente desgastado com cimento de hidróxido de cálcio e administre analgésicos por três dias. Caso ocorra a exposição do canal pulpar, inicie a terapia antibiótica imediatamente e mantenha por 7 a 15 dias.
Quer saber mais sobre o Curso? Dê Play no vídeo abaixo:
Saiba mais sobre o assunto. Leia a(s) matéria(s) abaixo:
- Odontologia equina: distúrbios de oclusão
Conheça os Cursos CPT da área Medicina Veterinária.
Por Silvana Teixeira.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.