WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Monta natural x inseminação artificial em bovinos. Qual o melhor?

Se tem dúvidas quanto ao melhor, entre os dois métodos, que tal estudar um pouco mais sobre essas duas opções? Vamos lá?

Monta natural x inseminação artificial em bovinos. Qual o melhor?

Você é médico veterinário ou profissional da área e, um belo dia, seu cliente, criador de bovinos, faz a seguinte pergunta: por que devo gastar meu dinheiro em inseminação artificial? O que faz da inseminação artificial melhor que a monta natural?

E aí, o que você vai responder ao seu cliente? Se tem dúvidas quanto ao melhor, entre os dois métodos, que tal estudar um pouco mais sobre essas duas opções? Vamos lá?

Pois bem. "Na prática da monta natural a cópula é realizada através da intromissão peniana do touro na região da vagina da fêmea, onde será depositado o sêmen", explica Carlos Augusto Gontijo Pellegrino, professor do Curso CPT Reprodução de Bovinos.

O deslocamento dos espermatozoides desde a vagina até a região da tuba uterina pode ocorrer mediante os processos de transporte imediato (espermatozoides não viáveis para fertilização) ou transporte de sustentação (espermatozoides passando por etapas de transposição).

No processo inicial da monta natural, porém, grande quantidade do ejaculado (células espermáticas) é perdido através do refluxo e sofre fagocitose. Além disso, parte do sêmen vai sofrer um processo de fagocitose através de macrófagos ou neutrófilos a partir da parede vaginal, onde ocorre a atuação de células de defesa na vagina, na cérvix e no início do útero.

Certa quantidade de espermatozoides, porém, conseguirá transpor a parte final da vagina passando pela cérvix e anéis cervicais. Destes, apenas aqueles de maior motilidade e viabilidade conseguirão chegar ao útero e aos cornos uterinos.

Parâmetro de longevidade dos gametas de bovinos:
Espermatozoides: 30 a 48 horas.
Óvulos: 20 a 24 horas.

Na prática da inseminação artificial, através da manipulação via transretal com a utilização de pipeta, consegue-se transpor a vagina, a cérvix e os anéis cervicais mais rapidamente, realizando a deposição do sêmen diretamente no corpo do útero. O resultado? Maior garantia de prenhez.


Para aprofundar seus conhecimentos, o Curso CPT Reprodução de Bovinos destaca-se como uma ferramenta indispensável. Com um conteúdo abrangente e atualizado, esse curso oferece uma formação completa, abordando desde os fundamentos básicos até técnicas avançadas de reprodução.

Por meio do Curso, os profissionais têm a oportunidade de adquirir conhecimentos sobre o ciclo estral, inseminação artificial, manejo de fêmeas em diferentes fases do ciclo reprodutivo, entre outros. Além disso, a metodologia prática e didática do curso proporciona uma experiência de aprendizado eficiente e aplicável no contexto real.


Gostou da matéria? Deixe seu comentário abaixo.


Conheça os Cursos CPT da área Medicina Veterinária.
Por Silvana Teixeira.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?