
Uma das competências do médico veterinário é dar diagnósticos, procedimento que nem sempre envolve lesões e doenças, explica Maria Rosyane Souza Cruzeiro, professora do Curso CPT Histologia Veterinária. Após uma análise, identificar que no órgão ou tecido não há alterações microscópicas também é uma forma de diagnosticar um paciente e é a histologia que fornece conhecimento para que o profissional consiga fazer esse tipo de verificação.
Suponha que um veterinário esteja tratando um animal e, após algumas suspeitas, leve uma lâmina com uma amostra ao microscópio e obtenha a fotomicroscopia abaixo.

Foto: Fotomicroscopia de um rim
A figura acima se trata de um rim. Nela, observam-se estruturas histológicas intactas, como células preservadas, população celular normal, espaço capsular sem acúmulos de substâncias e túbulos visíveis. Portanto, é um órgão sem lesões evidentes, diagnóstico este que descarta as primeiras suspeitas e norteia o médico veterinário para os reais processos patológicos do animal examinado.
Dessa forma, notamos a importância que o estudo da histologia tem no dia a dia da profissão veterinária. É ela que permite identificar, caracterizar, analisar e descrever as estruturas dos diversos tecidos e órgãos que compões o organismo animal, sendo também uma forma de diagnóstico.
Saiba mais sobre o assunto. Leia a(s) matéria(s) a seguir:
- Hialina: você já ouviu falar dessa cartilagem?
Quer saber mais sobre o Curso? Dê Play no vídeo abaixo:
Conheça os Cursos CPT da área Medicina Veterinária.
Por Silvana Teixeira.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.