
A modalidade de fisioterapia animal que faz uso do aparelho de ultrassom no processo de reabilitação dos pacientes é denominada ultrassom terapêutica. O ultrassom é dos aparelhos utilizados tanto na fisioterapia humana quanto na área de veterinária. Trata-se de um recurso que utiliza a energia ultrassônica para produzir vibrações mecânicas no organismo. Essas vibrações são geradas por um transdutor.
O método baseia-se na interação entre as ondas sonoras e os tecidos. As ondas acústicas produzidas pelo aparelho de ultrassom possuem alta frequência e são imperceptíveis aos ouvidos humanos (superior a 20 Khz). “Elas atuam nas mitocôndrias das células aumentando o nível de energia (ATP) e a síntese de DNA. Essa interferência proporciona a rápida multiplicação celular (mitose) e consequente reparação dos tecidos”, explica Ana Carolina Silva Faria, professora do Curso CPT Fisioterapia e Reabilitação Animal.
Os efeitos térmicos e mecânicos das ondas de ultrassom são utilizados para reparação tecidual em casos de:
• Edema.
• Inflamação.
• Analgesia.
• Cicatrizações.
• Inflamações.
• Osteoartrose.
• Pré-operatório de animais que passaram por cirurgias de displasia e ligamento cruzado.
A Ultrassom Terapia possui duas modalidades que podem variar de acordo com a aplicação das ondas ultrassônicas. Essa aplicação pode ser feita por meio de ondas pulsantes, chamada modo pulsado, ou por meio de frequência contínua.
Quer saber mais sobre o Curso? Dê Play no vídeo abaixo:
Gostou do assunto? Leia a(s) matéria(s) abaixo:
O uso da termoterapia na fisioterapia e reabilitação animal
Conheça os Cursos CPT da área Medicina Veterinária.
Por Silvana Teixeira.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.