
Estudando fisiologia respiratória animal? Comece, então, pelos processos interativos e as funções dos principais componentes do sistema respiratório.
É bom lembrar que o objetivo de se estudar a fisiologia respiratória animal é conhecer as estruturas que compõem as vias aéreas superiores e inferiores; aprender as funções das vias aéreas superiores e compreender as funções das vias aéreas de acordo com as espécies domésticas de animais.
Pois bem, vamos lá. "Fazem parte do sistema respiratório animal os pulmões, a pleura (membrana que reveste os pulmões – visceral e parietal) e as passagens aéreas que conduzem o ar inspirado", explica Waleska de Melo, professora do Curso CPT Fisiologia Veterinária Sistemática.
Suas principais funções são:
- umidificar e aquecer o ar inspirado;
- olfação;
- proporcionar equilíbrio ácido-base aumentando ou diminuindo a excreção de CO2; e
- realizar trocas gasosas. Na área de fisiologia, as trocas gasosas são também chamadas de processo de hematose que corresponde à principal função do sistema respiratório.
O sistema respiratório é divido em: trato respiratório superior e trato respiratório inferior
» Trato respiratório superior ou anterior: também denominado como porção condutora de ar, é primeira parte do sistema respiratório, formada por narinas, fossas nasais, faringe (ou nasofaringe) e laringe.

Foto: Ilustração das estruturas que fazem parte do trato respiratório superior.
A maioria das impurezas aspiradas juntamente com o ar é retida no trato respiratório superior. Essa porção condutora de ar tem sua parte final localizada no início da traqueia.
» Trato respiratório inferior: também denominado de porção respiratória. Formado pela traqueia, brônquios, bronquíolos e alvéolos pulmonares, responsáveis pela realização da troca gasosa.

Foto: Ilustração das estruturas que fazem parte do trato respiratório inferior.
Atenção:
A divisão do aparelho respiratório nem sempre é consenso entre os médicos fisiologistas. Alguns consideram que a traqueia, brônquios e bronquíolos também fazem parte da porção condutora do ar, permanecendo apenas os alvéolos pulmonares na porção respiratória, já que é nesses que a troca gasosa de O2 e CO2 ocorre.
Gostou do assunto? Leia também:
- Fisiologia respiratória: como fazer o controle neural da ventilação?
Quer saber mais sobre o Curso? Dê Play no vídeo abaixo:
Conheça os Cursos CPT da área Medicina Veterinária.
Por Silvana Teixeira.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.