
Uma das importantes atribuições da FUNED é a produção de soro, explica Marcelo Dias da Silva, professor do Curso CPT Saúde Pública e Animal.
Dentro dessa instituição encontra-se a Fazenda Experimental de São Judas Tadeu, um dos 3 centros nacionais produtores de soro contra serpentes, escorpiões, tétano e raiva. Nessa propriedade existem mais de 100 animais, manejados de acordo com o tipo de soro a se produzir.
De acordo com o tipo de inóculo que será aplicado nos animais, formam-se os lotes para facilitar todo o manejo de aplicação dos antígenos e realização de sangrias com coleta do material. Os cavalos recebem alimentação e tratamento sanitários adequados. A equipe deve sempre evitar qualquer tipo de tratamento que possa ir para o sangue e interferir nas coletas.
Os cavalos são colocados em bretes para que recebam os antígenos. Após esse período inicia-se a fase de sangria, coleta de sangue e posterior preparo do soro hiperimune.
Os cavalos são os escolhidos para esse processo, pois:
- São animais de grande porte, por isso produzem um volume maior de sangue.
- O sangue dos cavalos fraciona depois da separação dos vários elementos figurados do sangue.
- O cavalo não faz parte da alimentação tradicional do brasileiro. Sendo assim, diminui-se o risco de produção de anticorpos contra alguma proteína específica do cavalo por quem toma a vacina, o que levaria a um choque anafilático.
Cavalos bem nutridos, à medida que atingem o período correto de maturidade, alcançam a produção ideal de anticorpos, mantendo o nível elevado, tanto em quantidade, quanto em produção. Ao final de cada ciclo, os cavalos devem ter um período adequado de descanso, sendo mantidos bem alimentados e com bom status sanitário. Dessa forma, terão uma vida longa e produtiva.
Quer saber mais sobre o Curso CPT? Assista ao vídeo abaixo:
Conheça os Cursos CPT da área Medicina Veterinária.
Por Silvana Teixeira.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.