WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Estudando Patologia Geral? Aqui os vários tipos de Edema

Você sabia que o desequilíbrio entre os fatores que regem a hidrodinâmica entre interstício e meio intravascular é que origina o edema?

 


Você sabia que o desequilíbrio entre os fatores que regem a hidrodinâmica entre interstício e meio intravascular é que origina o edema? Este mecanismo compreende a pressão hidrostática sanguínea e intersticial, a pressão oncótica vascular, a vasodilatação e os vasos linfáticos, explica João Paulo Machado, professor do Curso CPT Patologia Geral - Histopatologia.

E o que dizer sobre o edema por aumento da pressão hidrostática sanguínea?
O edema por aumento da pressão hidrostática sanguínea ocorre devido à saída excessiva de líquido do vaso. Como principal causa, tem-se a dificuldade na circulação de retorno (estados de hipertensão - insuficiência cardíaca - e drenagem venosa defeituosa).

Outro tipo a ser estudado é o edema por diminuição da pressão oncótica sanguínea, que provoca o não deslocamento do líquido do meio intersticial para o interior do vaso. Essa variação da pressão oncótica é determinada pela diminuição da quantidade de proteínas plasmáticas presentes no sangue. É uma consequência de hipoproteinemia.

Há, também, o edema por obstrução da circulação linfática. Pode ser causado por obstrução das vias linfáticas (exemplo: elefantíase; hipoplasia linfática congênita) ou por compressão dos vasos linfáticos (tumores, abscessos etc.). Se ocorrer obstrução da via linfática, sem alteração nas pressões oncótica e hidrostática, e se a função de drenagem dos líquidos estiver comprometida, poderá surgir edema.

Estudando Patologia Geral? Aqui os vários tipos de Edema

Se acabou? Não, ainda não. Temos ainda:


- Edema por acúmulo de sódio: no interstício, pode ser observado quando o sódio está em altas concentrações, aumentando a pressão osmótica do interstício e provocando maior saída de água do vaso. Ocorre quando há ingestão de sódio maior do que sua excreção pelo rim (falência renal) ou em casos de transtornos hormonais (excesso de ADH ou mineralocorticoides).

- Edema inflamatório: surge pelo aumento da permeabilidade capilar, por meio de citocinas lideradas pelo processo inflamatório, de reação a substâncias alergênicas e por toxinas bacterianas.

E quais são os mecanismos de formação de edema? Isso é simples.
O edema associado à deficiência cardíaca congestiva possui os seguintes mecanismos:

- Insuficiência cardíaca direita: anasarca. Incapacidade do coração de receber o sangue do retorno venoso. Ocorre um edema generalizado.
- Insuficiência cardíaca esquerda: incapacidade do coração de receber o sangue do retorno venoso. Ocorre um edema pulmonar.

Para aprofundar-se nesse campo de trabalho, o Curso CPT Patologia Geral - Histopatologia surge como uma excelente fonte de capacitação, proporcionando conhecimentos específicos e práticos. Ao investir nessa formação, você estará se destacando no mercado de trabalho, ampliando suas habilidades e contribuindo de maneira mais eficaz para a compreensão e enfrentamento das condições médicas.

Este curso é uma oportunidade única para elevar seu conhecimento, aprimorar sua prática profissional e destacar-se em um cenário competitivo, garantindo um impacto positivo em sua carreira.


Conheça os Cursos CPT da área Medicina Veterinária.
Por Silvana Teixeira.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?