WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Estudando os linfócitos? Sabe o que é inflamação linfocitária?

Você sabe o que são linfócitos? Já ouviu falar em inflamação linfocitária? Se for preciso, você sabe diagnosticar e tratar essa patologia?


Você é médico veterinário, ou profissional da área, e precisa entender mais sobre histopatologias para o bom desempenho de suas atividades? Podemos ajudar e a nossa conversa de hoje será sobre os linfócitos. Então, responda, você sabe o que são linfócitos? Já ouviu falar em inflamação linfocitária? Você sabe diagnosticar e tratar essa patologia se for preciso?


Pois, bem. Vamos às respostas, então. “Os linfócitos são células de defesa imediata do organismo, responsáveis por combater agentes agressores que podem causar infecções”, explica João Paulo Machado, professor do Curso CPT Patologia Geral - Histopatologia. Quando se tratar de inflamação linfocitária, então, é importante reconhecer as células sanguíneas do sistema hematopoiético.

O que mais podemos dizer sobre os linfócitos para facilitar o diagnóstico? Simples:


Os linfócitos são células esféricas, variáveis e com núcleo arredondado. Variam de acordo com a função que ocupam, direcionando a resposta imune. São células fundamentais contra patógenos intracelulares (especialmente vírus), podendo estar envolvidos em reações de hipersensibilidades.

Quais são as principais funções exercidas pelos linfócitos?


• Linfócitos B:

Responsável pela produção de anticorpos. O linfócito B encontra-se aumentado quando existe uma doença infecciosa já instalada há vários dias ou mediante uma doença autoimune.

• Linfócito T:

Responsável pela produção de citocinas e defesa do organismo contra agentes desconhecidos (antígenos). O linfócito T possui o tamanho menor, o citoplasma mais escasso, correspondendo a mais de 90% dos linfócitos presentes no sangue.

Um exemplo de inflamação linfocitária, causada por vírus, comum na Medicina Veterinária é a pneumonia viral que acomete os suínos, provocada por herpes vírus suíno, causador da pseudoraiva ou doença de Aujeszky. Neste quadro, tem-se um padrão difuso, sem marcação de lóbulos pulmonares (lóbulos ficam intactos). Ocorre então uma replicação viral em pneumócitos do tipo I e II.


Microscopicamente, observa-se o espessamento dos septos alveolares, apresentando linfócitos do tipo T (casos de doença aguda) e do tipo B (doença já transcorrida há 15 ou 20 dias).


Estudando os linfócitos? Sabe o que é inflamação linfocitária?


Gostou do assunto? Saiba, então, que para aprofundar-se nesse campo de trabalho, o Curso CPT Patologia Geral - Histopatologia surge como uma excelente fonte de capacitação, proporcionando conhecimentos específicos e práticos. Ao investir nessa formação, você estará se destacando no mercado de trabalho, ampliando suas habilidades e contribuindo de maneira mais eficaz para a compreensão e enfrentamento das condições médicas.

Este curso é uma oportunidade única para elevar seu conhecimento, aprimorar sua prática profissional e destacar-se em um cenário competitivo, garantindo um impacto positivo em sua carreira.


Conheça os Cursos CPT da área Medicina Veterinária.
Por Silvana Teixeira.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?