WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Estudando histopatologia? Já ouviu falar em exsudato?

Os exsudatos são classificados segundo o que se predomina nas lesões, expressando o tipo de agente etiológico que causa a resposta inflamatória?


Você sabia que os exsudatos são classificados de acordo com o que se predomina nas lesões, expressando o tipo de agente etiológico que causa a resposta inflamatória? Caso a resposta seja negativa, tenho mais informações para você. Vamos lá? Pois bem.


"O aspecto macroscópico é muito mais eficaz para se classificar um exsudato. O microscópico pode variar consideravelmente dentro de uma lesão particular, dependendo da área da lesão selecionada para o exame histológico", explica João Paulo Machado, professor do Curso CPT Patologia Geral - Histopatologia.

Exsudato seroso


O exsudato seroso ocorre na fase inicial de uma inflamação. Possui como agentes etiológicos as diferentes lesões recentes sem infecção secundária, os traumas moderadamente graves, as queimaduras e as infecções virais.

Macroscopicamente mostra-se como um líquido claro e pobre em proteínas (transudato). Exemplo: serosites (peritonite, pleurite, pericardite) e rinite.

Estudando histopatologia? Já ouviu falar em exsudato?


Os exsudatos serosos podem surgir:


- Dentro da vesícula de uma queimadura leve na pele.
- Em bovinos, mediante estomatites vesiculares causadas pelo vírus da febre aftosa, levando à formação de vesículas na cavidade oral (glossite vesicular).
- Como um líquido claro que escorre das feridas superficiais nos primeiros minutos de surgimento.
- Como coriza que ocorre no início das rinites ou da gripe, indicando que o grau de vasodilatação ainda não é muito grave. Se for grave, haverá saída de hemácias e a coriza se tornará avermelhada, se tornando um exsudato sero-hemorrágico.

 

Gostou do assunto? Saiba, então, que para aprofundar-se nesse campo de trabalho, o Curso CPT Patologia Geral - Histopatologia surge como uma excelente fonte de capacitação, proporcionando conhecimentos específicos e práticos. Ao investir nessa formação, você estará se destacando no mercado de trabalho, ampliando suas habilidades e contribuindo de maneira mais eficaz para a compreensão e enfrentamento das condições médicas.

Este curso é uma oportunidade única para elevar seu conhecimento, aprimorar sua prática profissional e destacar-se em um cenário competitivo, garantindo um impacto positivo em sua carreira.


Conheça os Cursos CPT da área Medicina Veterinária.
Por Silvana Teixeira.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?