WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Estudando histopatologia? Como explicar os distúrbios de crescimento?

Os distúrbios de crescimento, denominados malformações, incluem a agenesia, aplasia e hipoplasia. Já as adaptações se enquadram dentro da atrofia, hipertrofia e hiperplasia


"Os distúrbios de crescimento, denominados malformações, incluem a agenesia, aplasia e hipoplasia. Já as adaptações se enquadram dentro da atrofia, hipertrofia e hiperplasia", explica João Paulo Machado, Doutor em Medicina Veterinária - Patologia Animal pela UFV e professor do Curso CPT Patologia Geral - Histopatologia. Muitas vezes, e preste muita atenção nisto, as neoplasias são resultantes de algumas das adaptações celulares.


As causas das malformações são:


- Genéticas: hereditárias, esporádicas.
- Adquiridas: virais, ambientais (tóxicas).


Para entender melhor as malformações genéticas, deve-se haver uma compreensão dos princípios de embriogênese, ou seja, da origem do embrião. Vamos lá?


O desenvolvimento embrionário inicia-se pela fecundação, formando a célula zigoto que dará origem a todas as demais células de um indivíduo adulto. A quantidade de cromossomo varia de uma espécie para a outra. O zigoto, que é considerado unicelular, se divide, originando o blastocisto.


A fecundação do embrião ocorre próxima às fímbrias e ovário. O zigoto desce pelas trombas uterinas até se implantar no endométrio uterino.


A camada mais externa do blastocisto é denominada trofloblasto, que formará a placenta (nutrição, depósito de materiais do próprio embrião e feto). Já o aglomerado de células denomina-se discos embrionários que sofrerão diferenciações, originando 3 camadas embrionárias (ectoderma, mesoderma e endoderma).


A diferenciação do disco embrionário em camadas será o passo inicial para formação dos brotos ou primórdios embrionários. Esses brotos darão origem ao rim, a parte do tecido ósseo, aos órgãos linfoides e assim sucessivamente.

Estudando histopatologia? Como explicar os distúrbios de crescimento?


- Atenção!


Caso algum agente etiológico altere o broto embrionário, ocorrerá a formação de um órgão defeituoso ou a não formação.


Para aprofundar-se nesse campo de trabalho, o Curso CPT Patologia Geral - Histopatologia surge como uma excelente fonte de capacitação, proporcionando conhecimentos específicos e práticos. Ao investir nessa formação, você estará se destacando no mercado de trabalho, ampliando suas habilidades e contribuindo de maneira mais eficaz para a compreensão e enfrentamento das condições médicas.

Este curso é uma oportunidade única para elevar seu conhecimento, aprimorar sua prática profissional e destacar-se em um cenário competitivo, garantindo um impacto positivo em sua carreira.


Conheça os Cursos CPT da área Medicina Veterinária.
Por Silvana Teixeira.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?