
No processo de compostagem de cama de aviário é utilizada a cama que tenha recebido de 3 a 4 lotes de frangos. Menos que isso, resulta em uma cama pobre em nitrogênio; e mais que isso, resulta em uma cama encharcada, com muito nitrogênio e pouco carbono. “Os materiais mais utilizados nesse tipo de compostagem são camas de capim, palhas e casca de café, os quais se mostram melhor que serragem e palha de arroz”, explica Professor Marcelo Dias da Silva, do Curso CPT Compostagem de Carcaças e Outros Resíduos de Origem Animal.
Processo da compostagem
- Amontoam-se as camas em local com piso impermeável para que o chorume não seja drenado para o solo, e onde o material fique protegido de chuva. O chorume pode ser coletado e armazenado para utilizações posteriores, por exemplo, umedecer o material da compostagem quando necessário.
- A cada dois dias, a pilha feita com a cama deve ser revirada.
- Se a umidade estiver muito baixa, o material deve ser umedecido.
- Após cerca de 45 dias, a temperatura vai diminuir e o reviramento passa a ser a cada 5 dias.

Foto: Representação gráfica do processo de compostagem de cama de aviário
Após 90 dias, o material estará humificado e pronto para ser usado. Para isso, ele deverá apresentar as seguintes características:
- Deverá ter cheiro de terra, cor escura e nenhum mau odor.
- O volume da pilha corresponderá à metade da pilha original.
O período de execução desse processo está sujeito a condições como umidade, clima da região e manejo correto do material da compostagem, por isso, recomenda-se o uso de termômetro para identificação do tempo correto. A experiência de campo permite mostrar que em cada região o tempo demandado no processo de compostagem varia de acordo com a umidade, e se houver ferramentas disponíveis, como termômetro e condições técnicas, é possível realizar uma análise mais precisa do produto final, como questão microbiológica.
A montagem da compostagem obedece às seguintes etapas:
- Cobre-se o fundo da composteira com uma camada de 30 cm de material seco (ex.: maravalha). Esse material é utilizado para evitar o contato direto das carcaças com o piso.
- Sobre a primeira camada, acrescenta-se outra camada de 15 cm de cama de aviário ou palhada.
- Dispõem-se as carcaças com 15 cm de distância entre elas e da parede.

Foto: Composteira de cama de aviário Artigos CPT
- Cobrem-se as carcaças com a cama. Se necessário, umedecer o material com água e sobrepor com 15 cm de material seco (maravalha, palha).
- Vai montando outras camadas repetindo o processo e, à medida que as pilhas vão subindo, colocam-se ripas na entrada da composteira, permitindo a correta aeração e umidificação do material, além da correta proporção de carbono e nitrogênio.
Atenção:
A ação da compostagem inicia após o fechamento da composteira. É preciso considerar o tempo correto para que ocorra a decomposição e maturação pelos microrganismos.

Fotos: Carcaças espalhadas sobre a cama de aviário ou palhada dentro da composteira. Umedecendo o material.
Compostagem - reações
Nas camadas de compostagem, ocorrem reações anaeróbicas no interior da carcaça e aeróbicas no meio externo.
- Os fluidos e gases do processo anaeróbico oriundos das carcaças passam para o meio aeróbio e são decompostos pelos microrganismos, transformando-se em CO2 e H2O.
- Na primeira fase, ocorrem reações de oxidação intensas que elevam a temperatura no interior da compostagem, atingindo, em pouco tempo, de 55oC a 65o. Nessa fase, os microrganismos predominantes vão variar de acordo com a etapa da compostagem:
» Acima de 40oC, predominam os termofílicos que aceleram a decomposição da matéria orgânica.
» Acima de 60oC, morrem todos os patógenos, promovendo a esterilização do material.
- Normalmente, a temperatura se eleva rapidamente nos dois primeiros dias de compostagem, seguindo elevada por cerca de dez dias. Fatores como matéria-prima, clima, entre outros, impactam nesse tempo. Estudos mostraram que, para correta eliminação de patógenos, é importante que a temperatura se mantenha acima de 60oC por três dias.
- Quando a temperatura ultrapassa 65oC, a maioria dos microrganismos morrem, incluindo os que promovem a decomposição, iniciando a 2a fase, denominada maturação, que ocorre com a redução da temperatura. Nessa fase, predominam os microrganismos mesofílicos (fungos e actinomicetos), que continuarão degradando a matéria.
- Na terceira etapa ocorre a humificação, ou seja, a transformação da matéria orgânica em adubo orgânico.
No gráfico a seguir, a descrição das reações acima podem ser mais bem compreendidas:
- Reações
» 1a etapa: composto imaturo.
» 2a etapa:bioestabilização.
» 3a etapa: humificação.

Foto: Fases da compostagem Artigos CPT
Quer saber mais sobre o Curso? Dê Play no vídeo abaixo:
Conheça os Cursos CPT da área Medicina Veterinária.
Por Silvana Teixeira.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.