WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Como tratar fraturas mandibulares em cães e gatos com segurança?

Conheça os principais cuidados e técnicas para garantir a recuperação completa dos pets


O tratamento de fraturas mandibulares em animais, especialmente em cães e gatos, requer cuidados específicos devido à complexidade da região e à necessidade de preservar as estruturas vitais da mandíbula. A abordagem terapêutica deve considerar não apenas a correção anatômica da fratura, mas também a preservação das inervações e vascularizações locais. Além disso, cada caso deve ser tratado de forma individualizada, levando em conta as causas da fratura e possíveis complicações.

Para o processo de tratamento de lesões mandibulares, o cuidado deve estar nas inervações e vascularizações, tanto da mandíbula caudal quanto do forame mentoniano, explica Prof. M.e Fernando Tadeu Tavares Fernandez, do Curso CPT Odontologia de Cães e Gatos.

 

Vale ressaltar que na fratura mandibular os animais devem ser tratados de forma independente, estudando-se caso a caso e recorrendo a manejos adequados para cada situação.

As fraturas mandibulares são muito comuns em cães e gatos. Porém, nos felinos a incidência é maior.

As lesões em mandíbulas de cães estão associadas a atropelamentos, quedas, agressões, brigas com outros animais, entre outros.

Traumas (maior parte): doenças como as periodontais em grande evolução, com perda óssea e gengival intensa e exposição de furca.

Falhas de condutas médicas: uso excessivo da força em reduções de fraturas, extrações ou limpezas dentárias, levando a lesões mandibulares.


Manejo e objetivo da osteossíntese mandibular.

Pontos importantes para realização da osteossíntese:

No tratamento de fraturas em mandíbulas, deve-se realizar a osteossíntese de forma anatômica, mantendo a integridade estrutural da mandíbula do animal.

A oclusão pós-cirúrgica deve ser realizada de forma adequada, preservando a anatomia e estrutura biomecânica da mandíbula.

Nas lesões mandibulares, a tendência é que a parte mais rostral da mandíbula se desloque para a parte mais ventral. Sendo assim, deve haver a neutralização das forças e mobilidade da fratura.

A redução da fratura tem que possibilitar um retorno da função mandibular em um prazo o mais curto possível para que se reestruture a região anatômica e toda a estrutura biomecânica local.


Ao corrigir uma fratura mandibular, deve-se tomar cuidado com as vascularizações e inervações, evitando possíveis lesões iatrogênicas que possam causar reabsorção óssea e perda da vitalidade da polpa dentária e do próprio dente.

O acesso cirúrgico da região mandibular vai até a porção caudal do corpo da mandíbula, deixando o ramo da mandíbula do lado de fora.

Na porção mais caudal do osso mandibular, tem-se o músculo digástrico que será o limite de incisão.

A incisão deve ter a abordagem na linha central do corpo da mandíbula, onde, posteriormente, serão feitas as correções cirúrgicas nos dois lados. O tecido (região de pele, subcutâneo) precisa ser divulsionado até chegar ao osso mandibular, tomando cuidado para não lesionar nenhuma estrutura importante da musculatura da pele.


Como tratar fraturas mandibulares em cães e gatos com segurança?

Descubra o segredo para o sucesso com o Curso CPT Odontologia de Cães e Gatos. Aqui oferecemos conhecimento de ponta, prático e confiável para você se destacar no mercado. Com conteúdos atualizados e orientações especializadas, este curso é sua porta de entrada para uma carreira de sucesso na pecuária. Invista em você mesmo. Invista em conhecimento.

Deixe seu comentário abaixo!

Conheça agora os Cursos na Área de Medicina Veterinária.
Por: Thiago de Faria

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?