WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Ciclo estral em fêmeas bovinas. Entenda!

O ciclo estral é o período compreendido entre dois estros de duração variável

Ciclo estral em fêmeas bovinas. Entenda!

O ciclo estral é o período compreendido entre dois estros de duração variável. Porém, em torno de 21 dias, apresenta fases bastante evidentes, caracterizado por modificações da genitália tanto interna quanto externa, bem como no comportamento da fêmea.

“São eventos fisiológicos que ocorrem entre períodos sucessivos de receptividade sexual (estro ou cio)”, explica Carlos Augusto Gontijo Pellegrino, professor do Curso CPT Reprodução de Bovinos. Compreender esse processo cíclico é fundamental para o manejo eficiente da reprodução.

Os animais, quanto ao desenvolvimento do ciclo estral, são classificados em:


- Poliéstricos não estacionais: vacas.
- Poliéstricos estacionais: éguas, búfalas.
- Monoéstricos: cadelas.


Fases que compõem o ciclo estral


1) Fase folicular: curta (20%), que vai desde a regressão do corpo lúteo até a ovulação. Possui como hormônio predominante o estradiol.
2) Fase luteal: longa, que vai da ovulação até a regressão do corpo lúteo. Possui a progesterona como hormônio predominante.
3) Anestro: o ciclo reprodutivo cessa, devido a situações de gestação, lactação, subnutrição ou patologias.


A ciclicidade ocorre após a puberdade do animal, por um período de receptividade sexual variando de 19 a 23 dias (média: 21 dias). Nessa fase o animal caracteriza-se por ser poliéstrico, com cios (estros) ao logo de todo o ano. As etapas que vão estar presentes ao longo do período são o proestro, estro, metaestro e diestro.

Compreender o ciclo estral de vacas é essencial para a gestão eficaz da reprodução animal, sendo um conhecimento fundamental para profissionais que atuam na área de reprodução animal, como é o caso dos pecuaristas e profissionais da zootecnia. As variantes das fases folicular e luteal, juntamente com o anestro, desempenham um papel determinante do momento ideal para a reprodução.

Para aprofundar seus conhecimentos, o Curso CPT Reprodução de Bovinos destaca-se como uma ferramenta indispensável. Com um conteúdo abrangente e atualizado, esse curso oferece uma formação completa, abordando desde os fundamentos básicos até técnicas avançadas de reprodução.

Por meio do Curso, os profissionais têm a oportunidade de adquirir conhecimentos sobre o ciclo estral, inseminação artificial, manejo de fêmeas em diferentes fases do ciclo reprodutivo, entre outros. Além disso, a metodologia prática e didática do curso proporciona uma experiência de aprendizado eficiente e aplicável no contexto real.


Gostou da matéria? Deixe seu comentário abaixo.


Conheça os Cursos CPT da área Medicina Veterinária.
Por Silvana Teixeira.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?