
A duração da gestação pode apresentar importância clínica para os bezerros, pois gestações 3 ou 4 dias mais curtas que o normal podem gerar bezerros mais leves, com mais dificuldades em absorver nutrientes e, consequentemente, passíveis de mais problemas.
“Normalmente, a gestação de taurinos dura aproximadamente 285 dias enquanto a gestação de zebuínos dura aproximadamente 292 dias”, explica Dr. Paolo Antônio Dutra Vivenza, professor do Curso CPT Clínica Médica de Bovinos.
A partir disso, a atenção deve ser voltada para a anotação dos índices zootécnicos, pois só é possível fazer a previsão do parto se as datas de inseminação ou monta forem registradas adequadamente, lembrando que estresse térmico pode antecipar o parto.
É importante estabelecer algumas diferenças conceituais entre abortos, perdas embrionárias ou absorções embrionárias, e natimorto, pois nem sempre esses termos podem ser usados como sinônimos:
- Absorção embrionária: acontece do dia da concepção até 42 ou 45 dias de vida desse embrião.
- Aborto: a partir dos 42 dias ou 45 dias até aproximadamente 260 dias de gestação.
- Natimorto: A partir de 260 dias de gestação, justamente porque o bezerro já estaria todo formado e pronto para nascer.

Foto: Perda embrionária, aborto e natimorto.
Na maioria das situações, as causas principais de abortos são doenças bacterianas, virais e por protozoários. A mais importante delas é a brucelose, zoonose que causa aborto geralmente no terço final da gestação. Outras doenças que podem causar aborto são leptospirose, IBR e BVD, tricomoníase, campilobacteriose, neosporose.
Outras causas de aborto são:
- Aspectos nutricionais: quando a vaca prenha tem uma queda muito brusca na alimentação ou tem o aporte nutricional diminuído de forma muito rápida, pode não conseguir sustentar a gestação.
- Estresse: o estresse é liberador de cortisol, substância que prejudica a manutenção dessa gestação.
- Traumas: alguns acidentes podem ocasionar até a morte do feto e, consequentemente, aborto.
É importante entender a consequência do aborto para o animal que o sofreu, sendo isso o principal aspecto clínico que deve ser avaliado. A prevenção só é feita a partir de diagnósticos e acompanhamento veterinário.
Gostou da matéria? Quer aumentar um pouco mais seus conhecimentos sobre o assunto? Leia a(s) matéria(s) abaixo:
- Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas: quando instalar?
Quer saber mais sobre o Curso? Dê Play no vídeo abaixo:
Conheça os Cursos CPT da área Medicina Veterinária.
Por Silvana Teixeira.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.