WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Manutenção preventiva em computadores, por que fazê-la?

A manutenção preventiva garante maior vida útil e melhor funcionamento dos computadores, evitando a queima de componentes, como processadores e discos rígidos, e aumentando a economia

Técnico em informática faendo a manutenção preventiva de um computador

 

A manutenção preventiva garante uma maior vida útil e um melhor funcionamento dos computadores, evitando, por exemplo, a queima de componentes importantes, como processadores e discos rígidos. Deve ser realizada, independentemente de o computador apresentar problemas ou defeitos, pelo menos, uma vez por ano.

Segundo Éder Moreira Lélis, professor do Curso CPT Manutenção Preventiva de Computadores, elaborado em convênio entre a UNIVIÇOSA e o CPT, “Empresas que optam por fazer a manutenção preventiva em seus computadores evitam muitos problemas futuros nos micros, gerando economia em manutenções e componentes de reposição”. Este fato, portanto, afirma ser a atividade de técnico em manutenção de computadores uma ótima opção de trabalho, principalmente quando há possibilidade de se firmar convênios com empresas, já que estas optam sempre por zelar as máquinas que possuem, devido a uma maior economia.

A manutenção preventiva em computadores consiste em desmontar o micro, realizar a sua limpeza geral e checar todos os seus componentes e contatos. A poeira, principal causa de problemas, por exemplo, interfere na dissipação do calor e na oxidação dos contatos, sejam eles intermitentes ou que levem o computador a parar de funcionar.

Finalizada a manutenção preventiva, os resultados são:
- computadores lentos, que precisam ser reiniciados frequentemente para que possam funcionar, voltam a trabalhar no máximo de sua potencialidade ;
- a refrigeração da máquina ocorre normalmente e de forma satisfatória;
- elimina-se as sujeiras, como poeira, fuligem e outras partículas, levadas pelas ventoinhas, das peças internas;
- evita-se o ressecamento da pasta térmica, essencial para que o processador não queime;
- diminui-se o risco de perda ou roubo de dados por programas não autorizados, como os vírus, malware e spyware ; entre outros.
 
Na manutenção preventiva inclui-se, também, o upgrade do computador. Nesta situação, o técnico analisa a configuração da máquina e propõe aos clientes, caso sejam necessárias, as devidas atualizações. É bastante comum para o profissional que trabalha com manutenção de computadores se deparar com situações em que uma simples expansão de memória ou de um disco rígido já seja suficiente para melhorar significativamente o desempenho geral do equipamento. Para detectar todos os possíveis problemas e trabalhar com eficácia na solução de cada um deles, é de fundamental importância que o técnico esteja apto a exercer suas atividades. Para tal, ele deve atualizar-se constantemente, adquirindo conhecimentos específicos da área.

Saiba mais sobre o assunto, acessando dos Cursos CPT da área Manutenção de Equipamentos de Informática.

Por Silvana Teixeira.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!