
O hardware corresponde aos componentes e às peças de um computador. Cada um deles apresenta uma determinada função ao conectar o computador a outros dispositivos. Nessa lógica, podemos definir o hardware como hardware interno e hardware externo. O primeiro envolve a estrutura do dispositivo, como a memória RAM; já o segundo engloba tudo que se conecta ao computador, como o mouse e o teclado.
Vejamos abaixo os principais tipos de hardware:
Hardwares de armazenamento
O hardware de armazenamento corresponde a todo equipamento que armazena informações, de forma permanente ou temporária, diretamente do computador, com o objetivo de permitir que o usuário salve arquivos, carregue informações, execute aplicativos, entre outros.
Como exemplo, temos o disco rígido (hard disc), também conhecido como HD, capaz de armazenar tanto os arquivos baixados pelo usuário como também programas e sistemas operacionais instalados no computador. Além do HD, temos outros hardwares de armazenamento, como o HD externo, o pendrive e a memória RAM.
Hardwares de processamento
O hardware de processamento corresponde a todo equipamento que viabiliza o funcionamento do computador. Sem o processador um dispositivo não consegue funcionar. Da mesma forma, não tem como usar o processador sem um hardware de vídeo. Como exemplos de hardware de processamento, temos a fonte de energia, a placa de vídeo, a placa de áudio, a placa de rede, o processador, entre outros.
Hardwares de saída
O hardware de saída tem o funcionamento semelhante ao hardware de entrada. Ambos recebem informações do computador. Exemplificando: quando conectado, o monitor (hardware de saída) recebe os dados do sistema computacional e os mostra ao usuário. O mesmo acontece com outros hardwares de saída, como os fones de ouvido, as caixas de som, a impressora, entre outros.
Hardwares de entrada
O hardware de entrada é um componente externo, conectado ao computador para desempenhar novas funções ou integrar o seu processo de funcionamento. Como exemplos, temos o mouse, o teclado, o microfone, o touch screen, o carregador da bateria, entre outros. Toadas as funcionalidades desses hardwares vêm de fora para dentro. Exemplificando: quando o mouse é instalado, o computador recebe informações dele.
Conheça os Cursos CPT da Área Manutenção em Equipamentos de Informática:
Manutenção Preventiva de Computadores
Manutenção Corretiva de Computadores
Fonte: blog.bbbaterias.com.br
Por Andréa Oliveira
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.