WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Ligue Agora (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Escolha dos componentes para montagem de desktop

Na montagem do desktop, o usuário deve considerar o preço e a qualidade dos componentes da máquina

Escolha dos componentes para montagem de desktop

“A montagem de um bom desktop (computador de mesa) deve apresentar um custo-benefício, que viabilize o investimento. Nesse contexto, devem ser considerados o preço e a qualidade dos componentes da máquina. Dessa forma, o usuário terá um computador eficiente, rápido e funcional, que compense o custo”, afirma Eder Moreira Lélis, professor do Curso CPT Montagem de Computadores.

Plataforma


Existem duas plataformas, que diferem no preço e na performance do computador. Trata-se da Intel e da AMD, esta última mais barata que a primeira, com modelos Quad Core, que processam as tarefas em quatro células distintas. A principal vantagem é que o preço equivale ao da Intel com dois núcleos. Por outro lado, se o usuário quiser fazer upgrade posterior, esse modelo não é recomendado.

Placa-mãe


A placa-mãe comanda os outros componentes do desktop para que, juntos, realizem todas as tarefas. Como alguns computadores já montados apresentam placas-mães com qualidade inferior, é melhor o usuário escolher um modelo superior separadamente. Como resultado, o usuário terá uma máquina rápida e sem travamentos. As melhores são LGA 1155 para plataforma da Intel e AM3+/FM2 para AMD).

CPU


A CPU deve apresentar compatibilidade com a placa-mãe. Quanto melhor a placa-mãe e a CPU (Central Process Unit ou Unidade Central de Processamento), melhor o desempenho do computador. Entretanto, se o usuário não tiver capital suficiente para investir na melhor CPU, ele pode comprar um modelo intermediário e, depois, fazer upgrade.

Memória


A velocidade de memória deve chegar a frequências entre 1600 MHz ou 1866 MHz, com 2 a 4 canais. Assim como no caso da CPU, o usuário pode gastar menos nesse item para depois fazer upgrade. Vale lembrar que tanto a CPU como a memória permitem melhorias posteriores com mais facilidade.

Placa de vídeo


Quando se fala em placa de vídeo, seja ela da AMD ou da Nvidia, recomenda-se comprar um processador com gráficos integrados de qualidade para, posteriormente, adquirir uma placa de vídeo dedicada. Afinal, trata-se de um componente com elevados preços no mercado podendo chegar a R$ 5 mil (ou mais).

SSD e HD


Os desktops suportam dois (ou mais) discos de armazenamento sendo um para sistema e outro para dados. Com isso, evita-se perda de dados, principalmente quando a máquina tiver de ser formatada. Tanto o HD como o SSD apresentam custos elevados, mas são indispensáveis. Um SSD com 90 GB, por exemplo, é capaz de armazenar grande quantidade de programas sem travar a máquina.

Gabinete e fonte


O gabinete do desktop deve apresentar um design que permita a boa ventilação do computador. O mesmo vale para a fonte, que deve ser de qualidade e funcionar de forma a não comprometer os componentes mais frágeis da máquina. Uma das melhores marcas é a Coolermaster.

Cooler


Por fim, o usuário deve investir em coolers para overclock de CPU com o objetivo de aumentar o desempenho da máquina e proporcionar a boa ventilação dos demais componentes do desktop. Sua função é evitar o superaquecimento do desktop que pode danificar as estruturas física e lógica do computador.

Quer saber mais sobre o curso? Dê play no vídeo abaixo:

Conheça os Cursos CPT da Área Manutenção em Equipamentos de Informática.

Leia o artigo "Manutenção preventiva em computadores, por que fazê-la?"

Fonte: canaltech.com.br

Por Andréa Oliveira.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!