WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Ligue Agora (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Dicas importantes para não desperdiçar água

Praticamente metade dos brasileiros desperdiçam água nas atividades domésticas diárias

Dicas importantes para não desperdiçar água

“Precisamos entender, de uma vez por todas, que água de boa qualidade é um recurso limitado e seu fim será tanto mais rápido quanto maior forem os maus tratos para com as nascentes e os mananciais. Poderíamos economizar 40% da água consumida por nós, sem interferir em nosso conforto ou nossa rotina diária. Mas fazemos o contrário: desperdiçamos água sem nos darmos conta do mal que proporcionamos a nós mesmos”, declara Osvaldo Ferreira Valente, engenheiro florestal e professor do Curso CPT Online Lençóis, Nascentes e Produção de Água.

De fato, o volume de água doce distribuído em torno do mundo é gigantesco. Entretanto, sua distribuição entre os países não é equilibrada. Enquanto o Oriente Médio sofre com a escassez de água doce, o Brasil e a China contam com extensas reservas de água doce. Embora nosso país apresente uma das maiores fontes de água doce do mundo, como os aquíferos subterrâneos, em muitas regiões, como no sertão nordestino, as pessoas não têm acesso a esse valioso recurso natural.

Devemos nos colocar no lugar dessas pessoas e imaginar o que seria de nós sem água potável para suprir nossas necessidades diárias. Ao invés disso, desperdiçamos água no banho, ao escovar os dentes, ao lavar louça, ou mesmo ao regar plantas. Além disso, destruímos nossas nascentes e mananciais com o desmatamento, com as queimadas, com as práticas agropecuárias inconsequentes. Muitas vezes, o consumo é tão elevado, que as unidades de tratamento de água não conseguem atender à demanda populacional.

No Brasil, a média de consumo diário de água são 185 litros per capita, o que equivale a 20% do consumo de água no país. Praticamente metade dos brasileiros desperdiçam água nas atividades domésticas diárias. Nos países mais desenvolvidos, o consumo de água chega a escalas exorbitantes, bem mais que o dobro do consumo de água pelos brasileiros. Se a população mundial não se conscientizar quanto ao uso responsável da água, muitos países podem entrar em colapso pela falta desse recurso.

Dicas importantes para não desperdiçar água


1. O desperdício de água no banheiro é alarmante. Vaso sanitário com válvula instalada na parede gasta 30 litros de água por descarga (média). O mais recomendado é instalar vaso sanitário com caixa acoplada, pois ele gasta a metade de água (15 litros por descarga) quando comparado ao vaso convencional. Há também vaso sanitário com duas válvulas, que limitam o volume de água por descarga para 3 a 6 litros.

2. Apenas cinco minutos de banho gastam 30 litros de água. Imagina quem passa 30 minutos tomando banho, ou uma hora? O desperdício é absurdo! A dica é reduzir o tempo gasto no banho e reaproveitar a água para lavar a garagem, a calçada, o quintal. O mesmo vale para água usada na lavagem de roupas e nas torneiras do banheiro. Elas podem ser tratadas e armazenadas em cisternas. O reúso dessas “águas cinzas” também é uma forma de economizar na conta de água.

3. As torneiras do banheiro e da cozinha devem ser acionadas somente no momento do enxágue. Ao escovar os dentes, é preciso adotar o hábito de fechar a torneira. O mesmo deve ser feito no momento de fazer a barba ou lavar a louça. Algumas pessoas usam arejadores nas torneiras, para melhor distribuição do jato de água. Além de evitar o desperdício, o arejador é de fácil instalação e com preço acessível.

4. Para lavagem de automóveis e calçadas, a dica é substituir a mangueira por balde. Trata-se de uma forma sustentável de usar a água proveniente do abastecimento público. Outra opção interessante é o reúso da água do banho e da lavagem de roupas. Entretanto, de nada adianta tomar tais medidas, se não houver manutenção das tubulações e torneiras para conter vazamentos.

Conheça os Cursos CPT a Distância e Online da Área Hidrologia.

Fonte: pensamentoverde.com.br

Por Andréa Oliveira.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Fique por dentro das novidades!