
Osvaldo Ferreira Valente, professor do Curso CPT Bacias Hidrográficas, Chuvas, Infiltração e Evapotranspiração, ressalta que a água é o recurso mais importante para a manutenção da vida no planeta. O estudo de sua distribuição, fenômenos naturais a que é submetida e formas em que se apresenta na crosta chama-se hidrologia, cuja compreensão se faz oportuna, uma vez que permite entender os ciclos pluviométricos, como manter os mananciais hídricos, entre outros.
O Brasil é um país extremamente privilegiado em relação à disponibilidade de água-doce. Mais de 10% de toda a água-doce presente em nosso planeta é nossa, o que reforça o papel de destaque que possuímos no “cenário hidrológico” mundial. Nesse contexto, é importante entender que toda essa água está dividida em bacias hidrográficas.
O que é bacia hidrográfica?
Tecnicamente, o conceito de bacia hidrográfica se refere a uma área drenada por um rio principal, seus afluentes e subafluentes. Vale ressaltar que a topografia do terreno é responsável pela drenagem da água e por delimitar as bacias. Ao todo, o Brasil possui 12 bacias hidrográficas, cada uma com características diferentes e distribuídas por todo o território.
Quais são as bacias hidrográficas brasileiras?
- Amazônica
Com o status de maior bacio hidrográfica do mundo, a bacia Amazônica possui área de aproximadamente 7 milhões de km², ocupando parte de outros países. Possui potencial para geração de energia elétrica e características ideais para o transporte fluvial.
- Do São Francisco
Assim como a Amazônica, a bacia do São Francisco também possui potencial hidrelétrico, além de extensos trechos navegáveis. Ocupa uma área de 640 mil km² e liga as regiões Nordeste e Sudeste. Contudo, atividades como o garimpo, a mineração e a poluição hídrica colocam em risco a qualidade de seus rios.
- Do Tocantins-Araguaia
967.059 km² é o tamanho da bacia hidrográfica do Tocantins-Araguaia, muito explorada pelo seu potencial energético e que ganha destaque pela usina hidrelétrica de Tucuruí, no Pará.
- Do Paraná
Também ocupando outros países, diferencia-se das demais por possuir rios de planalto e encachoeirados, ideais para usinas hidrelétricas. Não é à toa que possui várias delas, como a de Itaipu.
- Do Parnaíba
A bacia do Parnaíba está presente no Piauí, Maranhão e no Ceará, com aproximadamente 340 mil km² de área.
- Do Uruguai
O rio principal dessa bacia dá nome a ela, o Rio Uruguai, que nasce da confluência dos rios Canoas e Pelotas. Também possui bom potencial hidrelétrico.
- Do Paraguai
Sua área é de aproximadamente 361 mil km² e tem o rio Paraguai, que nasce no Mato Grosso, como o principal. É típica de planície e possui grandes extensões para navegação.
- Do Atlântico Nordeste Oriental
Está presente em vários estados do Nordeste, com mais de 287mil km² de área. Os rios Beberibe, Capibaribe e Jaguaribe são os principais.
- Do Atlântico Nordeste Ocidental
A área da bacia do Atlântico Nordeste Ocidental é de aproximadamente 254 mil km², localizada no Maranhão e no Pará.
- Do Atlântico Leste
Abrangendo estados do Nordeste e do Sudeste, possui quase 375 mil km² de área e o famoso Rio Jequitinhonha.
- Do Atlântico Sudeste
Presente no Espírito Santo, em Minas Gerais, no Rio de Janeiro, em São Paulo e no Paraná, é formada por diversos riso, como o Doce e o Itapemirim, com quase 230 mil km² de área.
- Do Atlântico Sul
Possui quase 186mil km² de área e muitos rios de pequeno porte, que desaguam no Oceano Atlântico.
Conheça os Cursos CPT da Área Hidrologia:
Bacias Hidrográficas, Chuvas, Infiltração e Evapotranspiração
Lençóis, Nascentes e Produção de Água
Construção de Pequenas Barragens de Terra
Fonte: Mundo Educação – mundoeducacao.uol.com.br
por Renato Rodrigues
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.