WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Cisternas, poços freáticos tubulares e poços artesianos: diferenças

Precisa fazer a captação de água subterrânea mas não sabe qual tipo perfurar? Comece sua pesquisa, então, conhecendo a diferença entre cisternas e os diferentes tipos de poços

Cisternas, poços freáticos tubulares e poços artesianos: diferenças   Artigos Cursos CPT

 

Precisa fazer a captação de água subterrânea mas não sabe qual tipo perfurar? Comece sua pesquisa, então, conhecendo a diferença entre cisternas e os diferentes tipos de poços. “Para não serem confundidos com os poços rasos que, em algumas regiões do Brasil, são conhecidos como cisternas, os poços freáticos tubulares são chamados, também, de poços semiartesianos ou pocinhos”, afirma Joaquim Aurélio Gomes, professor do Curso CPT Perfuração de Poços Artesianos e Semiartesianos.

A saber, esses poços são perfurados com o objetivo de captar a água que se encontra armazenada no lençol freático. Portanto, a sua profundidade máxima corresponde à profundidade da camada impermeável que se encontra abaixo da superfície do solo do local onde o poço será construído. Dessa maneira, consegue-se coletar a água armazenada acima da camada impermeável, proveniente do lençol freático.

No que se refere às vazões que podem ser obtidas desse tipo de poço, pode-se considerar que, na maioria das vezes, elas ficam entre 500 L/h a 4000 L/h, dependendo da capacidade do lençol freático do local. Assim, se um poço apresentar uma vazão de 500 L/h, fazendo-se um bombeamento constante, durante 24 horas, ele será capaz de fornecer 12000 L (500 L/h x 24 h/d = 12000 L/d) de água em um único dia. Esse valor é elevado para 96000 L/d (4000 L/h x 24 h/d = 96000 L/d) se a vazão do poço for de 4000 L/h. Portanto, apesar de apresentarem menores vazões, os poços freáticos tubulares conseguem atender, de forma satisfatória, a maioria de casos em que a demanda de água é relativamente pequena.

Os poços artesianos, por sua vez, são obras hidráulicas de captação de água subterrânea a grandes profundidades, geralmente entre 50 e 400 m. Ao contrário dos poços freáticos tubulares, que são abastecidos apenas com água do lençol freático, os artesianos captam a água armazenada dentro ou abaixo da camada rochosa. Dependendo das características do subsolo, os poços artesianos podem ser classificados como não-revestidos e revestidos.

Aprimore seus conhecimentos sobre o assunto. Leia a(s) matéria(s) a seguir:


- Poços artesianos - para que servem e como são constituídos
- Talude de montante e talude de jusante: o que é isso em uma barragem?

Quer saber mais sobre o Curso? Dê Play no vídeo abaixo:


 

Conheça os Cursos CPT da área Hidrologia.
Por Silvana Teixeira.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!