WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Quero perfurar um poço artesiano. E agora?

Para possuir e utilizar um poço artesiano, não basta abrir um buraco no chão e utilizar a água livremente

Poço artesiano - imagem ilustrativa

Francisco Marcowicz, professor do Curso CPT Perfuração de Poços Artesianos e Semiartesianos, explica que os lençóis de águas subterrâneas se configuram como grandes possibilidades de captação de água, uma vez que, em alguns casos, pode-se obter razoáveis volumes de água com qualidade apropriada para o consumo humano.

A captação da água desses lençóis é feita por meio da perfuração de poços freáticos, semiartesianos e artesianos. O último tipo é popular atualmente e utilizado em larga escala em propriedades, condomínios e até mesmo em residências. No entanto, não basta “abrir” um buraco no chão para obter água ilimitada.

Como funciona a perfuração de um poço artesiano?

Em primeiro lugar, deve-se levar em conta que essa água não deve ser utilizada de forma indiscriminada e/ou livre. É necessário entender que os órgãos ambientais devem emitir uma licença de outorga que possui validade determinada para que seja possível, de fato, utilizá-la legalmente.

Ainda, mesmo com a obtenção da licença, torna-se um dever do outorgado tratar, destinar a água a um uso adequado e preservar o ambiente subterrâneo. Normalmente, contrata-se uma empresa para realizar o serviço de perfuração, ação que deve ser muito bem analisada e planejada.

Porém, para que isso não se torne um problema, fique atento a algumas recomendações para a perfuração de poços artesianos:


- Avaliação hidrogeológica

Um dos primeiros passos da perfuração desse tipo de poço é a realização de uma avaliação hidrogeológica preliminar, isto é, avalia-se as possibilidades de captação da água na localidade, observando-se quais as possibilidades de obtenção de água e o volume e a vazão estimados. Não basta querer perfurar, é imprescindível saber se a perfuração é considerada viável e se apresentará os resultados desejados.

- Licença

A licença para perfuração tem que ser obtida para que se realize a execução da obra que chegará até a água subterrânea que o poço irá oferecer. Então, a partir dos dados hidrogeológicos obtidos, dirija-se a um órgão ambiental para que seja feita a solicitação. Leve em conta que esse processo pode ser um pouco demorado e durar meses, dependendo da publicação no Diário Oficial para que a perfuração esteja autorizada.

- Empresa

Somente empresas registradas no Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura (CREA) estão autorizadas a realizar o serviço, devendo possuir um certificado de registro da empresa para comprovar a aptidão. Há outros documentos complementares que podem ser exigidos para atestar a capacidade da empresa de perfuração, para que seja contratada a que está mais acostumada com esse tipo de serviço e a que mais possua experiência nele, a exemplo dos acervos técnicos emitidos pelo próprio CREA.

- Documentos

Ao final da perfuração, a obtenção do pedido de outorga de uso da água é crucial, apresentando uma série de documentos que podem variar de estado para estado. Os mais comuns são: ficha de solicitação de licença de outorga de uso, cópia da licença de perfuração, relatório final construtivo do poço, relatório de teste de vazão, análise de água, conforme portaria 2914, mapa de localização, relatório fotográfico, ficha CNPJ, RG/CPF do representante legal e anotação de responsabilidade técnica (ART). De acordo com o tempo concedido, renove sua licença para evitar que ela seja cancelada.

- Monitoramento

Após todas essas etapas, deve-se monitorar parâmetros de nível e vazão de poços artesianos, o que pode ser feito de forma manual ou automática. Cada uma delas é realizada de uma forma e demanda mais ou menos trabalho do proprietário do poço. Enquanto a manual demanda mais tempo e cuidado do proprietário e é mais barato, a automática otimiza o monitoramento, mas é mais onerosa.

 
Conheça os Cursos CPT da Área Hidrologia:


Perfuração de Poços Artesianos e Semiartesianos
Tratamento de Água e Esgoto na Propriedade Rural
Construção de Pequenas Barragens de Terra

Fonte: G Hidro – ghidro.com.br
por Renato Rodrigues

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?