
Em todo mundo, há inúmeras variedades de limão, mas, no Brasil, os mais consumidos são o limão taiti, o limão siciliano, o limão galego e o limão cravo. Embora diferentes na aparência e no sabor, todos apresentam vitaminas, especialmente vitamina C, além dos minerais cálcio, cobre, ferro, fósforo e magnésio, que promovem benefícios à saúde humana.
Alivia sintomas de doenças respiratórias
O consumo regular do limão alivia os sintomas de doenças respiratórias, como asma, bronquite, gripes e resfriados. Isso porque a fruta contém vitamina C, que apresenta propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias. Portanto, é importante acrescentar essa fruta em nossa dieta para que sempre permaneçamos saudáveis.
Fortalece o sistema imunológico
A vitamina C é um poderoso antioxidante, que fortalece o nosso sistema imunológico. Com isso, nosso organismo consegue combater uma série de infecções, como gripes e resfriados. Quando consumimos a fruta, essas doenças deixam nosso organismo mais rapidamente. Isso porque esse antioxidante estimula a produção de glóbulos brancos, que combatem microrganismos vírus e bactérias) nocivos ao nosso corpo. Além disso, o limão combate os radicais livres, responsáveis por causar danos em nossas células.
Ajuda a absorção do ferro
O limão ajuda a absorção do ferro dos vegetais verde-escuros e carnes vermelhas graças à vitamina C presente na fruta. Não é mera coincidência que o consumo regular do limão reduz o risco de anemia por deficiência de ferro. Ao temperarmos saladas com limão ou bebermos o seu suco junto às refeições contribuímos com a absorção desse importante mineral pelo intestino delgado.
Previne doenças cardiovasculares
A vitamina C contida no limão previne doenças cardiovasculares, pois impede a formação de placas de gordura nas artérias, além de melhorar a sua elasticidade. Isso foi comprovado em uma pesquisa realizada pela Harvard School of Public Health. Portanto, devemos incluir essa poderosa fruta em nossas refeições.
Previne acidente vascular cerebral
Os flavonoides presentes no limão previnem os acidentes vasculares cerebrais, conhecidos popularmente como derrames. Nesse sentido, se nós consumirmos mais frutas cítricas, como o limão, teremos menos riscos de derrame isquêmico, ou seja, quando um coágulo sanguíneo bloqueia o fluxo sanguíneo para o cérebro.
Contribui com a digestão e o bom funcionamento do intestino
Ao consumirmos limão, contribuímos com a nossa digestão e com o bom funcionamento do nosso intestino, pois a fruta apresenta pectina (fibra solúvel). Além disso, ao bebermos suco de limão, estimulamos a produção das enzimas digestivas e da bile (substância produzida pelo fígado que favorece a digestão de gorduras).
Conheça os Cursos CPT da Área Fruticultura:
Fonte: uol.com.br
Por Andréa Oliveira

Basta preencher os campos abaixo para receber o material por e-mail:
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.