
O nome científico do kiwi não deixa dúvidas de que essa fruta possui um sabor único e apaixonante: Actinidia deliciosa. De origem chinesa, a fruta é típica de locais com clima temperado ou subtropical de montanha. Seu aspecto visual também chama a atenção: a casca é marrom e “peluda”, mas o interior é verde e cheio de sementinhas pretas.
Gervásio Silvestrin, professor do Curso CPT Produção de Kiwi, destaca que esta fruta saborosa e exótica passou a ter um amplo potencial de mercado. Seu destino principal é o consumo in natura, mas com o passar dos anos foram surgindo diversas possibilidades de uso, inclusive em bebidas alcoólicas.
O fruto também merece destaque pelo seu alto valor nutritivo. É rico em pectina, fibra importante para controlar os níveis de colesterol do sangue. Possui também outras substâncias, como magnésio, cobre, vitamina B6, niacina, vitamina A, cálcio, zinco, ferro, potássio, fósforo e os aminoácidos glutamato e arginina, todos importantes para o nosso organismo.
Muito além do prazer ao ser consumido, o kiwi também proporciona diversos benefícios para a saúde humana: possui ação antioxidante, é anticancerígeno, anti-inflamatório e ajuda a fortalecer o sistema imunológico. Sem exageros, a fruta pode ser consumida sem culpa, pois possui baixas calorias e baixo índice glicêmico.
Outra função importante do kiwi, mas desconhecida é o seu poder de melhorar a qualidade do sono. Por conta da sua boa quantidade de potássio, magnésio, vitamina B6 e nutrientes relacionados ao relaxamento muscular e que produzem melatonina – hormônio fundamental na indução do sono –, ele se torna positivo para uma boa noite de sono.
Kiwi verde X Kiwi amarelo, qual o melhor?
Além do kiwi clássico, há o kiwi amarelo, também conhecido como kiwi gold. A diferença, mais do que a coloração, está no sabor: o kiwi amarelo é mais adocicado do que o verde. Em relação aos nutrientes, a quantidade é praticamente igual, ou seja, qualquer um que for consumido, fará bem ao seu organismo.
Sem mais delongas, vamos às receitas?
Caipirinha de Kiwi
Essa receita substitui o tradicional limão e deixa a caipirinha mais adocicada. Confira:
Ingredientes (para uma bebida)
2 kiwis
1 colher de sopa de açúcar
30 ml de cachaça
40 ml de água gelada
Gelo picado a gosto
Modo de preparo
Primeiro, bata no liquidificador um kiwi, o açúcar e a água gelada. Coe após bater. Depois, no copo onde se servirá a caipirinha, amasse o outro kiwi, coloque o líquido obtido no passo anterior e, por fim, a cachaça. O gelo picado pode ser adicionado de acordo com o gosto de quem vai beber a caipirinha.
Sorbet de Kiwi e Melão
Esse sorbet combina o sabor único do kiwi com o melão, e pode ser oferecido como uma sobremesa requintada.
Ingredientes
2 xícaras de açúcar
1 ½ xícara de água
¼ xícara de suco de limão
½ xícara de melão de casca amarela picado
3 kiwis, sem casca, picados
Modo de preparo
Em uma tigela, misture o açúcar, a água e o suco de limão. Leve ao microondas em potência alta por 4 a 6 minutos, ou até dissolver o açúcar, mexendo uma vez. Reserve. Bata o melão e o kiwi no processador ou no liquidificador até obter uma massa lisa. Acrescente a calda de açúcar e mexa bem. Despeje a mistura em uma assadeira e leve ao freezer por 4 a 6 horas, ou até ficar firme, mechendo de hora em hora. Se não for servir logo, cubra com filme plástico. Antes de servir, deixe o sorbet na temperatura ambiente por 5 a 10 minutos.
Verrine de kiwi e manga
Um dos clássicos da culinária francesa, a verrine é uma sobremesa versátil e que encanta a todos.
Ingredientes
1 manga grande e bem madura (é muito importante que ela esteja bem doce).
2 Kiwis
Creme de leite de castanha de caju
Acompanhamentos (sugestão)
Coco fresco ralado
Chia/farinha de chia – nozes
Paçocas
Modo de preparo
- Bata a manga no liquidificador de preferência sem adicionar água nenhuma, se ela estiver bem madura você conseguirá isso.
- Já no copo, coloque uma camada do seu acompanhamento preferido. Depois, coloque o creme de manga.
- Coloque os kiwis picados por cima do creme de manga, da forma como desejar (colocá-los em pé, “colados” no vidro do copo”, deixa a sobremesa mais visual).
- Coloque o creme de leite de castanha de caju cuidadosamente sobre o kiwi e, para finalizar coloquei mais acompanhamento ou algum dos três ingredientes (caso deseje).
- Leve à geladeira e sirva bem gelado!
Conheça os Cursos CPT da Área Fruticultura:
Produção de Quivi (Kiwi)
Produção de Limão Taiti
Cultivo Orgânico de Citros
Fontes e receitas: Minha Vida – minhavida.com.br
Pitadinha – pitadinha.com
Comida do Dia – comidadodia.com
Jornada Vegana – jornadavegana.com
por Renato Rodrigues
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.