
Segundo Paulo Antônio D'Andréa, professor do Curso CPT Cultivo Orgânico de Citros, a laranjeira (Citrus sinensis) apresenta elevado potencial de desenvolvimento em países com clima tropical, como o Brasil. Este é o principal motivo pelo qual nosso país é o maior exportador de suco de laranja do mundo. As principais regiões produtoras de laranja estão concentradas, em São Paulo e no Triângulo Mineiro, com pico de produção de abril a dezembro.
Aquisição das mudas e propagação
As mudas de laranjeira devem ser preparadas com 30 dias de antecedência para serem comercializadas por viveiristas credenciados e reconhecidos no mercado. Para o plantio em local definitivo, as mudas devem ter um ano de idade e 1 metro de altura. Quanto à propagação da laranjeira, ela ocorre por enxertia ou semeadura.
Escolha das variedades
A escolha das variedades de laranjeira depende dos objetivos de plantio do produtor e das condições climáticas da região. Temos a variedade precoce (safra de março a abril), meia-estação (safra de maio a julho) e tardia (safra de agosto a dezembro). Alguns fruticultores plantam todas as variedades para que sejam produzidas laranjas o ano todo.
Condições ambientais
A laranjeira prefere regiões com temperaturas de 23 a 32°C, que são propícias a todas as variedades. A variedade precoce, por exemplo, prefere temperaturas mais próximas de 32°C, pois se desenvolve bem em climas mais quentes. Além disso, o pomar deve ser implantado em uma área com boa incidência solar, pois as laranjeiras são exigentes em luminosidade.
Plantio
O plantio de laranja ocorre ao longo do ano quando há diversas variedades de laranjeira no pomar (tardia, meia-estação e precoce). Entretanto, em todos os casos, as mudas devem ser plantadas em dias nublados, pois favorecem o seu pegamento. Para plantar, basta remover o plástico antes de inserir o colo da muda no solo. Seu colo deve estar a aproximadamente 5 centímetros do nível do solo.
Espaçamento e tipo de solo
O tamanho das covas deve seguir as seguintes proporções: 40 x 40 x 40 centímetros. Quanto ao espaçamento, ele deve respeitar as distâncias de 6 a 7 metros (entre linhas) e de 3 a 4 metros (entre plantas). Para plantar laranja, o solo recomendado deve ser arenoargiloso, profundo, com alta fertilidade, boa drenagem e pH entre 5 e 6. Além disso, devem ser realizadas adubações orgânicas sempre na primavera e no verão.
Tratos culturais
No segundo ano após o plantio, abaixo da copa, surgem brotações, que devem ser removidas. O mesmo vale para os brotos ladrões, além dos ramos doentes e secos. Quanto ao manejo fitossanitário da laranjeira, o produtor deve realizar o controle de pragas, como ácaros, cochonilhas, formigas, lagartas, moscas-das-frutas e pulgões. Também devem ser controladas doenças, como cancro cítrico, mancha preta, melanose e verrugose.
Conheça os Cursos CPT da Área Agricultura Orgânica:
Como Tornar sua Fazenda Orgânica
Fonte: revistagloborural.globo.com
Por Andréa Oliveira

Basta preencher os campos abaixo para receber o material por e-mail:
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.