WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Esquenta Black Friday 25%OFF nos cursos online

Informações e recomendações para o cultivo de citros

Em nosso país, são produzidas mais de 100 milhões de toneladas de citros ao ano

Citros - imagem ilustrativa

Paulo Antônio, professor do Curso CPT Cultivo Orgânico de Citros, destaca que o cultivo de citros emprega práticas que permitem a redução do custo de produção e melhoram a vida do produtor rural, preservando sua saúde e permitindo o aumento de sua renda. Além disso, recupera e preserva todo o ambiente da propriedade e produz frutas de excelente qualidade.

Os citros são frutas originárias das regiões subtropicais e tropicais do sul e sudeste da Ásia, além de áreas das Austrália e África. São exemplos desse tipo de fruta laranjas, tangerinas, limões, limas ácidas, pomelo, cidra, laranja-azeda e toranjas. Além de serem árvores altas, que podem atingir aproximadamente 4 metros de altura, possuem folhas e flores aromáticas.

Nosso país chega a produzir mais de 100 milhões de toneladas de citros por ano, com destaque para a laranja, grande estrela da produção frutífera nacional. São ricos em vitamina C, possuem vitaminas A e do complexo B, além de sais minerais.

Apesar de a produção estar concentrada no estado de São Paulo, esses frutos são produzidos por todo o país e movimentam tanto o mercado interno, quanto o externo, geralmente com a comercialização da fruta para consumo in natura.

Recomendações para o cultivo de citros

Clima

De forma geral, os citros preferem climas com temperatura entre 23°C e 32°C para serem cultivados, com umidade relativa do ar alta. Regiões em que a média de temperatura supera os 40°C ou está abaixo dos 13°C reduzem a produtividade da cultura, devido à diminuição da taxa de fotossíntese. A temperatura afeta no aspecto das frutas: locais mais frios produzem frutos mais ácidos e com coloração mais intensa; enquanto locais mais quentes produzem frutos mais doces.

Solo

As árvores conseguem se desenvolver melhor e, consequentemente, produzir mais frutos em solos profundos e permeáveis, com boa fertilidade e pouco ácidos. Esse tipo de cultura predomina em latossolos, argissolos e neossolos. Solos pouco profundos ou arenosos e pedregosos, por exemplo, não são indicados para o desenvolvimento da citricultura.

Plantio

Para plantio doméstico, as covas utilizadas devem ter 40cm x 40cm x 40cm, com espaçamento de 1m a 6m entre linhas por 5 a 3m na linha. É possível misturar calcário e fertilizante orgânico à terra pra plantio dos citros. Culturas que possuem porte grande, como é o caso dos limões, requerem espaçamento maior, ao passo que as tangerinas, plantas de porte menor, requerem menos espaçamento, por exemplo. Na hora de definir a variedade a ser utilizada, o agricultor deve levar em conta as demandas do mercado e as condições de que dispõe para o cultivo de frutíferas. Por fim, recomenda-se que o plantio seja feito no início da estação chuvosa.

Principais pragas e doenças

São considerados inimigos dos citros diversas pragas, como ácaros, cochonilhas, coleobrocas, pulgões, mosca-das-frutas, lagartas e formigas. No âmbito das doenças, as causadas por fungos são as mais comuns, como a verrugose, a gomose, a melanose, a rubeolose e a mancha preta. Além dessas, também há as doenças causas por bactérias, como o cancro cítrico, a clorose variegada dos citros e a huanglonbing. Para evitar o ataque por pragas, é necessário que o produtor permaneça vigilante em seu pomar. No caso das doenças, a melhor forma de controlá-las é com a prevenção.

Colheita

Diferentemente de outros tipos de frutas, os citros não se desenvolvem mais após a colheita, o que torna essencial colhê-los apenas quando estiverem, de fato, maduros. Em condições ideais de clima e solo, algumas variedades começam a produzir no terceiro ano, com safra anual e produção média de 100kg de fruto por árvore.

 


Conheça os Cursos CPT da Área Fruticultura:

Cultivo Orgânico de Citros
Produção de Limão Taiti
Produção de Quivi (Kiwi)

Fonte: JUNIOR, Dirceu de Mattos; NEGRI, José Dagoberto de; FIGUEIREDO, José Orlando de; JUNIOR, Jorgino Pompeu. Citros: principais informações e recomendações de cultivo. 2005. Disponível em: http://www.iac.sp.gov.br/imagem_informacoestecnologicas/43.pdf. Acesso em: 28 jul. 2020.
por Renato Rodrigues

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!