Dicas para o cultivo de maracujá

Antes de começar a plantação, é preciso se atentar a alguns fatores

Maracujá

O maracujá é uma das frutas mais consumidas no nosso país, podendo ser encontrada no mercado tanto in natura, quanto processada em sucos, doces e outros derivados. É uma cultura que pode ser lucrativa para os grandes produtores, bem como para os pequenos. No entanto, Waldir Vicente dos Santos, professor do Curso a Distância CPT Produção de Maracujá, adverte que “a decisão de implantar uma lavoura de maracujá deve se basear numa pesquisa para verificar a existência de um mercado que absorva a produção, seja para a venda de frutos frescos ou para a indústria de processamento”.

Se você está pensando em investir nessa cultura, confira, antes, essas dicas:

Escolha da área de cultivo

O solo do terreno deve ter boa drenagem, fertilidade e não podem apresentar, a menos de dois metros de profundidade, camadas impermeáveis. Além disso, é fundamental ter acesso prévio ao histórico da área a ser cultivada e verificar se lá já houve casos de infestação por fungos, bactérias e nematoides. Em caso afirmativo, o produtor deve utilizar mudas enxertadas, como a Passiflora gibertii, conhecida popularmente como maracujá-de-veado.

Preparo do solo

O ideal é proceder à adubação verde no preparo do solo, pois, assim, o solo melhora sua capacidade produtiva, sua retenção de água e sua fixação de nitrogênio. Ela também protege a área dos agentes erosivos e aumenta, significativamente, a disponibilidade de matéria orgânica e a atividade biológica do solo.

A análise de solo em laboratório é essencial para a correção de nutrientes.

Quebra-ventos

Como o maracujazeiro é uma espécie trepadeira e deverá ser tutorado em sistemas de sustentação, o vento é um fator extremamente prejudicial ao seu desenvolvimento, podendo causar tombamento das plantas, queda de frutos verdes e lesões nas folhas. Por isso, a implantação de quebra-ventos antes do plantio em três laterais ao redor da lavoura e dentro da área cultivada, caso haja muitas ruas, é essencial.

Escolha da semente

José Carlos Cavichioli, pesquisador do Polo Regional de Adamantina da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA), explica que as cultivares IAC 273 e IAC 277 são as melhores para a comercialização de frutas frescas e a IAC 275 é a mais indicada para o processamento.

 

Para saber mais sobre esse assunto, adquira o Curso a Distância CPT Produção de Maracujá, em Livros+DVDs e Cursos Online, da área de Fruticultura.

 

Fonte: Canal Rural – canalrural.com.br

Por Bruna Falcone Zauza

 

Salvar

Cursos Relacionados

Curso Produção de Maracujá Curso Produção de Maracujá

Com Prof. Waldir Vicente dos Santos

R$ 398,00 à vista ou em até 12x de R$ 33,17 sem juros no cartão

Frete Grátis 2 ou mais Cursos
Saiba mais

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Outros artigos relacionados à área Fruticultura

Últimos

Mais Lidos

Atendimento Online
Quer Facilidade