WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Como podar acerola?

A acerola exige alguns tipos de podas. Elas devem ser feitas na planta desde o momento em que ela começa a soltar os ramos

Como podar acerola?   Artigos Cursos CPT

 

A acerola exige alguns tipos de podas. Elas devem ser feitas na planta desde o momento em que ela começa a soltar os ramos. "A poda de formação tem o objetivo de promover a formação da copa com três a quatro galhos mestres, distribuídos simetricamente, os quais formarão a estrutura básica da copa", afirma Dr. Flávio Alencar Araújo Couto, professor do Curso a Distância CPT Produção de Acerola, em Livro+DVD. Quando a planta estiver com 50 a 60 cm acima do nível do solo, faz-se um desponte, a fim de diminuir a dominância apical sobre os ramos principais.

Outra poda importante, que deve ser feita, é a poda corretiva ou poda de limpeza, como é mais conhecida, com vistas a eliminar as brotações que surgem nos três ou quatro ramos principais, especialmente as que se dirigem para o solo. Esta prática é indispensável para facilitar a insolação e ventilação das plantas e evitar que esses ramos cubram o solo na área de projeção da copa e dificultem o trabalho de adubação e irrigação.

A poda dos ramos indesejáveis deve ser feita tão logo se faça necessária. Quando a poda é feita tardiamente, além de ser trabalhosa e mais cara, pode determinar a formação de uma copa defeituosa. Em plantas adultas, já em produção, as podas devem ser efetuadas com o propósito de reduzir o tamanho dos ramos assimétricos em relação à arquitetura da copa. Cortam-se apenas os galhos muito vigorosos e mal localizados que dificultam tanto o trabalho de colheita quantos os outros tratos culturais.

A poda corretiva deve ser efetuada sistematicamente, sempre após cada ciclo fenológico de produção ou sempre que necessária, de modo a manter as plantas na altura padrão do pomar. Uma planta bem conduzida torna o seu manejo mais fácil.

Quer saber mais sobre o Curso? Dê Play no vídeo abaixo:


 

Conheça os Cursos a Distância CPT, em Livros+DVDs e Cursos Online da área Fruticultura.
Por Silvana Teixeira.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Comentários

Tales vaz

8 de jun de 2020

Muito bom

Resposta do Portal Cursos CPT

10 de jun de 2020

Olá,Tales

Como vai?

Agradecemos sua visita ao nosso site!

Ficamos felizes em saber que você gostou de nosso artigo. Em breve, uma das nossas consultoras entrará em contato com informações e esclarecimentos sobre os cursos que serão fundamentais para o seu aprendizado.

Atenciosamente,
Erika Lopes

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!